15.2.07

Uma "Revolta" dentro de nós

Recebi, num destes dias, os primeiros 4 temas de um projecto musical liderado pelo meu amigo Toninho (António Côrte-Real), guitarrista dos UHF e filho de António Manuel Ribeiro. Recordo-me do início da sua carreira e de um espectáculo na discoteca Europa, no Caís do Sodré. Ainda antes disso, em 1990 (a 25 de Julho, dia do meu concelho de Santiago do Cacém), lembro-me de o ver dedilhar uma guitarra, enquanto, no escritório dos UHF, eu entrevistava o António Manuel Ribeiro e o Luís Espírito Santo nos fazia companhia. No fim daquele serão de entrevista e de convívio, ainda perguntei ao AMR se podíamos esperar pelo dia em que o filho pertencesse aos UHF. Ele riu-se e respondeu-me que não.
Regressando ao presente, o Toninho cresceu, é um excelente guitarrista e formou o projecto musical que sonha desde há muito.
O grupo chama-se “Revolta” e pratica um punk-rock bastante vigoroso, com letras muitos interventivas e fortemente politizadas. Acompanham o Toninho mais dois amigos, Bruno e Anselmo – antigos companheiros do Ulisses nos Dayoff.
A este propósito, publiquei hoje um pequeno texto no Canal Maldito.


Não existem estilos de música bons e estilos de música maus. O que existe é música da qual gostamos e música que não apreciamos. Porém, é sabido que ao vivo as coisas ganham uma dimensão diferente dos bonitos discos que se vão comprando (no meu caso) ou “gamando pela net” (na esmagadora maioria dos consumidores musicais).
Quantos vezes discos fracos não impedem as bandas de serem grandes ao vivo?
E quantos discos fantásticos não terminam em prestações desoladoras em concerto?
Naturalmente que o melhor é serem simultaneamente excelentes nestas duas abordagens complementares. De entre os diversos estilos musicais, existe um (entre outros) que ganha nova dimensão ao vivo.
A actuação de um bom grupo punk-rock gera uma elevada comunhão com o público, sobretudo se ocorrer num pequeno clube em que os músicos quase se encontram no meio dos espectadores.
A energia, os decibéis, a cerveja, a entrega, as músicas musculadas e, principalmente, as letras fortemente politizadas e interventivas fazem do punk-rock um estilo permanentemente atractivo, mesmo que com épocas menos populares.
Vem tudo isto a propósito do novíssimo projecto de António Côrte-Real (guitarrista dos UHF) que, na companhia dos também experientes Bruno Alves (ex: Porta Voz e Dayoff) e de Anselmo Alves (ex: Lulu Blind e Dayoff), conjuga música carregada de energia com letras repletas de forte crítica social. A paixão de ACR pelo punk e pelos Ramones é do conhecimento público, encontrando-se agora bem patente nos primeiros temas disponibilizados pelo colectivo da Revolta.
Fruto de uma saudável colaboração com este blogue, António Corte-Real facultou-nos “Ter ou não ter” e “Ninguém manda em ti”, dois temas que farão parte do álbum de estreia e que se encontram, a partir de hoje, a rodar no nosso player.
Termino socorrendo-me da opinião expressa por Ulisses (mentor de k2o3 e Dayoff) a respeito do primeiro concerto da Revolta:

“(…) quem foi ao concerto viu um “Power trio” coeso, bem ensaiado e acima de tudo com muita atitude, quer na forma de tocar quer no conteúdo das mensagens explícitas nos mais diversos temas. Directos e sem rodeios, os Revolta descarregaram um rock enérgico e musculado onde desfilaram músicas como “Ninguém manda em ti”, “Bush”, “Eu quero ser”, “Ter ou não ter”, “Estrela”, “Tu”, “Nuclear”, entre outros (…)”


Almada permanece um viveiro de projectos musicais que transportam consigo a determinação de tempos passados.
Hoje, falamos de um grito que se quer no volume máximo de qualquer sistema sonoro… e, de preferência, num palco onde a alta definição se confunda com uma realidade nada virtual. Existe uma “Revolta” que nos garante que ninguém manda em ti.

Sem comentários: