16.12.08

Deixa-me rir...

Quando a informação “dita séria” se esquiva da sua missão de mostrar a realidade dos factos, somente nos resta o humor para divulgar as verdades incómodas. É nesta ditadura dos 3 grandes que asfixiamos um desporto que já foi rei e que, neste momento, caminha para o abismo com estádios vazios, salários em atraso e situações “esquisitas” a ocorrerem todos os fins-de-semana.
Os protagonistas no futebol de hoje são os dirigentes, os comentadores de aviário e os árbitros amadores que mexem com um negócio de milhões. Triste sina esta, de um futebol moribundo, provavelmente, já morto, mas, em que ninguém soube ler a respectiva certidão de óbito, tais são as dívidas brutais que Benfica, Sporting e Porto possuem.

No meio de uma gravíssima crise económica e financeira internacional, alguém duvida de que o “dinheiro fácil” que sustentou este desporto já se esgotou? Estarão os adeptos do futebol conscientes dos passivos dos clubes? E não estou a referir-me a Vitória de Setúbal, Boavista ou Estrela da Amadora. Segundo a revista Sábado (edição de 4 a 10 de Dezembro de 2008), o Benfica tem um passivo de 148 milhões de euros, o Porto de 146 milhões de euros e o Sporting de 137 milhões de euros!
Para os mais distraídos que consideram estes números pouco expressivos, posso acrescentar que qualquer um destes três clubes portugueses tem um passivo superior a 50% da dívida do gigante mundial Real Madrid!

O abismo é de tal forma negro que a crise no futebol ainda está no início, contudo, os tempos que se aproximam a passos largos serão devastadores. E quanto menor for a verdade desportiva, maior o trambolhão que se irá seguir. Não tenho dados estatísticos que sustentem esta minha afirmação, porém, não estarei muito longe da realidade se afirmar que a taxa de credibilidade do futebol caminha para valores negativos.

A situação é de tal ordem que até no programa Contra-Informação se afirma “à boca cheia” que os árbitros conseguiram colocar o Belenenses no último lugar do campeonato.

Deleitem-se com este excerto da Contra-Informação do passado fim-de-semana que tive oportunidade de assistir na RTN e que o meu amigo Miguel Amaral me fez chegar por email.

Vejam e divulguem junto dos amigos porque vale a pena!

Sem comentários: