28.4.08

Miróbriga - As novidades

A Miróbriga tem-se assumido, cada vez mais, como uma rádio regional de grande qualidade e onde os temas locais são aprofundados de uma forma séria e pertinente. O programa de entrevista "Grande Plano", recentemente iniciado, tem constituido um sucesso e tenho de me curvar perante a qualidade do mesmo. Teresa Duarte e Paulo Ferreira são os responsáveis por mais este grande momento que acontece na esplanada da Miróbriga todas as 5ªs feiras entre as 18h00 e as 19h00.

Mas, se o Alentejo Litoral é a nossa prioridade, tal não impede que estejamos atentos ao mundo global a que pertencemos. Somos pioneiros em mostrar temas musicais talhados para o sucesso, apostando em canções que, semanas ou meses mais tarde, são sucesso nas rádios de âmbito nacional.

Exemplos de grande impacto, que só recentemente foram "descobertos" pelas rádios nacionais, temos os casos de "Tattoo" (Jordin Sparks), "Love Song" (Sara Bareilles) e de "Bubbly" (Colbie Caillat).

Como aperitivo deixo um tema com grande potencial que circula na Miróbriga e que foi recentemente editado nos Estados Unidos.

Tristan Prettyman - Madly


Escutar a Miróbriga.

19.4.08

Pequeno lapso

Pequeno lapso sem qualquer importância que confunde o Belenenses com o Sporting de Braga. Algo absolutamente normal quando só existem 3 clubes em Portugal. Só espero que este erro não seja sinónimo de desejos ocultos da parte de quem os pratica. Para que conste, na época passada, o resultado no Funchal foi precisamente de 4 a 1,mas ao contrário.

15.4.08

José Cid de regresso ao Maxime

Cada espectáculo de José Cid transforma-se numa festa de grandes dimensões. Foi o que sucedeu nesta passada 6ª feira, dia 11 de Abril de 2008, no excelente espaço do Maxime em Lisboa. O concerto durou 2 horas exactas numa sala cheia e balançou entre temas mais comerciais e outros menos conhecidos com especial destaque para "Rock Rural" e "Mellotron" do mitico trabalho "10000 anos depois entre Vénus e Marte".
Tozé Brito e Herman José saltaram para o palco e foram outros dos heróis da noite.
A Miróbriga esteve presente e neste post encontram-se reunidos os directos realizados e outro material gravado a seguir ao concerto - emitido na rádio entre a planície e o mar durante esta semana.

Entrevista a Tozé Brito:


Entrevista a José Cid:


Excerto do Programa "Terminal 21" da Miróbriga (directos de 11/04/2008):


Mais informações em:
Miróbriga
Miróbriga Parte 1
Miróbriga Parte 2
Miróbriga Parte 3

As fotografias da noite:





E o vídeo que mostra a grande festa vivida:


Agradecimentos finais para os responsáveis do Maxime pelas facilidades concedidas na realização desta reportagem.

7.4.08

UHF na Aula Magna - O rescaldo



Rescaldo no "Terminal 21" da Miróbriga em 31 de Março e que incluiu diversos apontamentos, nomeadamente, uma entrevista a António Manuel Ribeiro registada poucos minutos após o concerto.
"Terminal 21" é um programa de Luís Silva e que contou com participação especial de Paulo Ferreira e deste vosso bloguista.

Igualmente o nosso amigo Bruno Gonçalves Pereira realizou no programa "Atlântico" um especial, na sua última emissão, transmitida no sábado passado entre as 19h00 e as 21h00.

Clicar para escutar o rescaldo dedicado à Aula Magna dos UHF.

Em alternativa pode fazer o download do ficheiro para o seu computador. Para tal deve posicionar o cursor do rato no link desejado e clicar com o botão direito escolhendo a opção "save target as..."ou "save link as..." dependendo do browser utilizado.

5.4.08

Ares e bares de mau rapaz

Estive na Aula Magna e compartilho do sentimento que João Morales teve a gentileza de partilhar connosco. Mais do que a um espectáculo, assisti a uma celebração que gerou – pela primeira vez na história dos UHF – uma unanimidade em toda a crítica presente. Porém, neste texto, não irei dedicar-me a analisar o concerto mas procurarei olhar, noutro prisma, para uma carreira coerente e determinada e em simultâneo, repleta de erros, de decisões a quente, de afrontamentos aguerridos e das boas e más decisões inerentes a uma vida preenchida por atitudes destemidas, sem medos de entrar em choque e em guerra com tudo e todos ao mesmo tempo.

Se fosse realizado um estudo para determinar a empatia, antipatia e indiferença que o público nutre pelos nossos artistas, António Manuel Ribeiro teria um resultado ínfimo no item indiferença. Raras são as pessoas com mais de 20 e menos de 50 anos que sentem indiferença quando a personalidade se chama António Manuel Ribeiro. Provavelmente, a quantidade daqueles que gostam bastante de UHF seria semelhante à daqueles que os odeiam. No início dos anos 90, cheguei a pensar colocar em estúdio um fã e um “anti-fã” para conversarem em directo com o António. A coisa esteve quase a concretizar-se, contudo, à última hora, a pessoa que detestava UHF roeu a corda. Teria sido sociologicamente interessante, além de esteticamente agradável – o ataque viria do género feminino.

Numa sociedade normal, estes indicadores amor/ódio seriam interessantes porque quem gosta gosta e quem desdenha ao menos não sente indiferença – ou pode querer comprar e, por receio de não ser popular gostar de UHF, afirmar não gostar. Não nos esqueçamos que os Duran Duran foram devastados por aqueles que anos mais tarde os glorificaram. Vêem estes considerandos a propósito daquilo que me palpita ser o motivo da ausência dos UHF das playlists das rádios com maior airplay. Ou seja, suspeito que os UHF não passam não por uma questão de popularidade dos temas, mas devido à impopularidade que se retira dos resultados dos estudos. Isto é, se 40% de pessoas adoram uma canção, 20% a consideram razoável, 20% não a apreciam e os restantes 20% a detestam é muito provável que seja incluída na playlist. Não obstante, se 60% de pessoas gostam de um tema e 40% o dizem detestar é, também, altamente provável que essa canção nunca faça parte da playlist. Isto porque é valorizado o risco da perda de auditório do lado dos 40%, enquanto se desvaloriza a mais valia junto da maioria de 60% que afirmam gostar. Os méritos de uma eventual vitória da indiferença são, no mínimo, estranhos. No entanto, palpita-me que possa estar a ocorrer no que respeita a um número considerável de canções. Esta lógica aplicada às eleições Legislativas poderia implicar a situação caricata de um partido vencer, mas acabar por perder no cruzamento entre o positivo e o negativo – na mesma linha das sondagens referentes à popularidade dos nossos políticos.

Esta é, somente, uma teoria tão absurda ou verdadeira como outra qualquer. Na realidade, nunca conheci um artista português cuja apreciação seja tão emocional como a que existe em torno de António Manuel Ribeiro. O caso é tão evidente que, depois do concerto na Aula Magna, o baterista Ivan – que está nos UHF vai para 10 anos – dizia-me, para os microfones da Miróbriga, que o António merece ter amigos. Num momento de euforia e de contentamento indescritível, podia ter aproveitado para dizer mil coisas diferentes, mas, 5 minutos após sair do palco, as suas palavras foram inteirinhas para o mérito e para a amizade que tem com António Manuel Ribeiro.

Nestes 30 anos de carreira, os UHF estiveram sempre em guerra dentro do mercado e nunca desistiram das suas convicções. António Manuel Ribeiro pode até ter dores nas costas, porém nunca se juntou a brigadas do reumático para aumentar a conta bancária. Podia tê-lo feito e, certamente, se entrasse no jogo das concessões, teria, hoje, outro estatuto, outra empatia mediática, outra carreira, mas, no fundo, seria outro. E, se fosse “outro”, teria algum interesse, teria algum valor ou seria, apenas, um somatório de vazios com uma carreira que nem para nota de rodapé serviria daqui a 30 anos?

A rebeldia, o afrontamento, a forma muito rock’n’roll como se esteve nas tintas para o politicamente correcto levaram-no a coleccionar uma lista de antipatias superior ao que seria desejável num meio que vive muito dos conhecimentos, das aparências, das grandes digressões que se esgotam nalgumas cidades e dos copos que antigamente se bebiam em determinados bares de Lisboa. Todavia, não se pense que faltaram copos às dezenas de músicos que passaram pelos UHF. Com os UHF, beber copos não era uma questão estética de estar na moda, mas sim, um mergulhar no mesmo espírito de Ramones ou de Jim Morrison. Outros seguiam tendências etílicas mais próximas da new-wave ou do pós-punk em que o copo segurado na mão também servia como adorno.

Como seria possível uma História diferente se até no beber existiam visões e atitudes inconciliáveis?


Luís Silva do Ó


(crónica publicada no blogue canal maldito)