O Top 10 desta semana é o seguinte:
1. JORGE PALMA - ENCOSTA-TE A MIM
2. THE EAGLES - HOW LONG
3. JAMES BLUNT - 1973
4. TAKE THAT - RULE THE WORLD
5. MAFALDA VEIGA E JOÃO PEDRO PAIS - PACIÊNCIA
6. OUTLANDISH - I ONLY ASK OF GOD
7. PÓLO NORTE - A DANÇA
8. MIKA - RELAX (TAKE IT EASY)
9. TRABALHADORES DO COMÉRCIO - ARDENME OS OLHOS
10. FILARMÓNICA GIL - SAIA INDISCRETA
Escutar a Miróbriga.
27.11.07
25.11.07
30 anos ligados à corrente

Curiosamente - e como isto parece estar tudo ligado - uma das fotografias apresentadas ontem, como ilustração de carreira, mostravam Alexandre Rosa a entregar um disco de prata aos UHF...
21.11.07
A Miróbriga arrasou!

Quando o desafio me foi lançado pelo Presidente da Direcção, Sr. Ferrer de Carvalho, eu só poderia ter respondido afirmativamente. Porque sempre colaborei com a rádio, porque a ela estive ligado desde o seu início, porque tenho o “bichinho” do éter e porque nunca poderia recusar um convite tão motivador como este. Sabia que a tarefa inicial de lançar uma “nova” rádio seria dura e complicada. Da mesma forma, sei que isto é somente o início de um projecto bem superior e bem mais complexo. A nova grelha e a nova imagem sonora – que estão no ar desde 19 de Novembro – são apenas a ponta do iceberg de um projecto com 21 anos de História e de sonhos colectivos.
Ao longo dos anos, a Miróbriga teve fases melhores, fases com maior grau de dificuldade, mas sempre existiu a consciência de que, no Alentejo Litoral, era uma rádio diferente e com outro potencial. É precisamente esse potencial que está agora a ser assumido de uma forma intensa e convicta, no sentido de subir o degrau que falta para ser a rádio “oficial” do litoral alentejano.
No passado, existiram tempos com melhores condições, com mais recursos humanos e com uma conjuntura económica sectorial e nacional mais favorável. Como amplamente escrevi e debati no blogue irmão “canal maldito”, a realidade do sector rádio não é das mais optimistas, porém, todos temos consciência que só os melhores e os mais bem preparados irão sobreviver, numa adaptação constante às novas realidades na área da comunicação. Nos dias que antecederam a entrada da nova grelha, retive um forte sentimento positivo nas conversas com todos, desde directores a colaboradores e funcionários. Senti no ar um entusiasmo semelhante ao vivido no longínquo ano de 1994, provavelmente o mais emblemático e visível ano da Miróbriga. Mas, senti mais. Senti que existiam mais pessoas com este sentimento. Notei-o nas conversas que mantive nos fins-de-semana de 10 e 17 de Novembro, nas trocas de emails e na forma generosa como se discutiu o teor da nova Grelha e da nova Imagem Sonora – o trabalho do Nuno Miguel está simplesmente fantástico!
A ambição, quando em excesso, pode liquidar qualquer projecto. Contudo, noutros casos, é vital para que se consiga atingir os objectivos. Esta grelha – e todos os desafios que a mesma representa – colocam a Miróbriga à beira da concretização de um sonho. Aos dias de glória do passado, somamos, actualmente, mais valias que não tínhamos e que não posso divulgar totalmente. O segredo também faz parte do sucesso. Na vertente assumidamente pública, a imagem sonora foi trabalhada por um dos maiores craques portugueses do sector e os funcionários e colaboradores têm uma experiência hoje que não possuíam no passado. Essa experiência transformada em sabedoria é a razão principal para o sucesso que a nova Miróbriga está a ter. Falando nos profissionais, o Rui Miguel Gomes no “Todos às 6”, o Susano no “Programa da Manhã”, a Edna Nobre no “Girasul” e o Luís Silva no “Terminal 21” estão a ser muito grandes. Os programas estão bem formatados e cheios de motivos de interesse. A tudo isto, se junta uma redacção muito activa. As jornalistas Helga Nobre e Teresa Duarte parecem ter capacidade de estar em todo o lado ao mesmo tempo, incluindo uma superior intervenção em directo nos programas. Mesmo sem referir todos os nossos excelentes colaboradores – aos quais agradeço –, tenho de mencionar, por uma questão de justiça, os nomes de Paulo Ferreira, Sérgio Valadares, Bruno Gonçalves Pereira e de Carlos Azevedo, os quais têm sido extraordinários.
A grelha iniciada em 19 de Novembro e as suas diversas componentes de programação, informação e desporto levam-me a afirmar que estamos na presença da melhor grelha de sempre. Esta convicção tem outro peso quando o antigo Coordenador de Estação, Sérgio Valadares – que connosco voltou a activamente colaborar – também partilha desta ideia, desta certeza. Ter a melhor grelha não é só cumprir os objectivos da Miróbriga. Ter a melhor grelha é o caminho certo para que o Alentejo Litoral tenha a sua rádio.
É da maior justiça reconhecer que esta equipa e este projecto estão a erguer os melhores dias da Miróbriga.
19.11.07
Quase tudo vai mudar
Miróbriga é a rádio de uma região
Aos 21 anos, a rádio que liga a planície e o mar prepara o grande dia com o entusiasmo próprio dos acontecimentos únicos.
Depois de meses a preparar a mudança, chegou o momento de apresentar a “nova” estação que liga o Alentejo Litoral.
Os excelentes profissionais que você já conhece, a ambição própria da nossa idade e uma vontade firme de fazer História na rádio da nossa região levam-nos a convidá-lo a dizer presente e a descobrir uma nova Miróbriga.
É Hoje!
Depois de meses a preparar a mudança, chegou o momento de apresentar a “nova” estação que liga o Alentejo Litoral.
Os excelentes profissionais que você já conhece, a ambição própria da nossa idade e uma vontade firme de fazer História na rádio da nossa região levam-nos a convidá-lo a dizer presente e a descobrir uma nova Miróbriga.
É Hoje!
10.11.07
Tudo sucede a Spears
Britney esmagada por Eagles
Quando se está com má onda, o melhor é mesmo fecharmo-nos num quarto e esperar que a situação se altere.
Britney Spears decidiu continuar na sua sina de azar ao optar por lançar o novo álbum na mesma semana em que era editado o CD de regresso dos Eagles. Num primeiro olhar, seria um acto suicida para quem pretendesse chegar ao nº 1 do mais prestigiado top de vendas do mundo – o americano, claro. E ela tanto se esforçara nos recentes MTV Video Music Awards...
Todavia, Britney sabia que tinha boas hipóteses de, mesmo vendendo menos, ser líder do top. Após 30 anos de afastamento – e muitos de preparação em estúdio, nos quais Don Henley se esmerou – as 711 mil cópias vendidas do duplo “Long Road Out of Eden” poderiam não ter sido suficientes para ultrapassarem os 290 mil discos vendidos de “Blackout”. Isto porque o trabalho dos Eagles somente foi comercializado por um retalhista – neste caso, a gigante Wal-Mart – e jamais no passado a Billboard aceitara incluir no top um disco vendido nestas condições!
Reunidos especialmente para analisar a questão, os responsáveis pela Billboard abriram um precedente – já em pleno fecho de semana – e alteraram as regras do jogo. As vendas do álbum dos Eagles foram consideradas para o top e Britney viu-se renegada para nº 2.
Há semanas em que os artistas e as editoras deviam adiar os lançamentos em 8 dias.
E existem artistas que são notícia mesmo quando, não chegam em primeiro lugar.
Os Eagles entraram directamente para o 1º lugar nos tops dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Noruega, Holanda e Nova Zelândia. A Miróbriga foi das primeiras rádios no mundo a mostrar o novo trabalho dos Eagles.
Britney Spears decidiu continuar na sua sina de azar ao optar por lançar o novo álbum na mesma semana em que era editado o CD de regresso dos Eagles. Num primeiro olhar, seria um acto suicida para quem pretendesse chegar ao nº 1 do mais prestigiado top de vendas do mundo – o americano, claro. E ela tanto se esforçara nos recentes MTV Video Music Awards...
Todavia, Britney sabia que tinha boas hipóteses de, mesmo vendendo menos, ser líder do top. Após 30 anos de afastamento – e muitos de preparação em estúdio, nos quais Don Henley se esmerou – as 711 mil cópias vendidas do duplo “Long Road Out of Eden” poderiam não ter sido suficientes para ultrapassarem os 290 mil discos vendidos de “Blackout”. Isto porque o trabalho dos Eagles somente foi comercializado por um retalhista – neste caso, a gigante Wal-Mart – e jamais no passado a Billboard aceitara incluir no top um disco vendido nestas condições!
Reunidos especialmente para analisar a questão, os responsáveis pela Billboard abriram um precedente – já em pleno fecho de semana – e alteraram as regras do jogo. As vendas do álbum dos Eagles foram consideradas para o top e Britney viu-se renegada para nº 2.
Há semanas em que os artistas e as editoras deviam adiar os lançamentos em 8 dias.
E existem artistas que são notícia mesmo quando, não chegam em primeiro lugar.
Os Eagles entraram directamente para o 1º lugar nos tops dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Noruega, Holanda e Nova Zelândia. A Miróbriga foi das primeiras rádios no mundo a mostrar o novo trabalho dos Eagles.
5.11.07
Alentejo Radio
A generalidade da música que passa nas rádios portuguesas não procura a novidade, não ousa mostrar o que se produz por esse mundo fora e vive num pânico constante de emitir uma canção que ainda seja desconhecida em solo luso.
Muito anos depois de ter estado na linha da frente, organizando o 1º Campeonato Nacional de DJ's, a Miróbriga não tem medo de mostrar que a boa música (por cá) desconhecida também pode e deve ser divulgada neste cantinho à beira mar plantado.
Estes são alguns dos temas que as rádios nacionais desconhecem e que são de passagem frequente na melhor rádio do sul de Portugal. O mainstream não tem de ser sempre igual.
ORSON - AIN'T NO PARTY
(Revelação Internacional, Brit Awards 2007)
COLBIE CAILLAT - BUBBLY
(Disco de Ouro nos States; posições cimeiras nos tops)
MÊLÉE - BUILD TO LAST
(Recentemente a Samsung apostou neste tema; 1º CD para a Warner)
RASCAL FLATTS - TAKE ME THERE
(1º lugar no top da Billboard; ainda se encontra nos primeiros lugares)
TAKE THAT - RULE THE WORLD
(Single recentemente editado no mercado externo; música incluida na banda sonora do filme "Stardust")
A Miróbriga está a mudar. Mas isto é somente a ponta do iceberg. Fiquem atentos.
Muito anos depois de ter estado na linha da frente, organizando o 1º Campeonato Nacional de DJ's, a Miróbriga não tem medo de mostrar que a boa música (por cá) desconhecida também pode e deve ser divulgada neste cantinho à beira mar plantado.
Estes são alguns dos temas que as rádios nacionais desconhecem e que são de passagem frequente na melhor rádio do sul de Portugal. O mainstream não tem de ser sempre igual.
ORSON - AIN'T NO PARTY
(Revelação Internacional, Brit Awards 2007)
COLBIE CAILLAT - BUBBLY
(Disco de Ouro nos States; posições cimeiras nos tops)
MÊLÉE - BUILD TO LAST
(Recentemente a Samsung apostou neste tema; 1º CD para a Warner)
RASCAL FLATTS - TAKE ME THERE
(1º lugar no top da Billboard; ainda se encontra nos primeiros lugares)
TAKE THAT - RULE THE WORLD
(Single recentemente editado no mercado externo; música incluida na banda sonora do filme "Stardust")
A Miróbriga está a mudar. Mas isto é somente a ponta do iceberg. Fiquem atentos.
4.11.07
3.11.07
Banco de Ensaio nº 44
Blue Rodeo – Small Miracles

Banco de ensaio nº 44 transmitido no programa Atlântico da Antena Miróbriga em 20/10/2007
Site: www.bluerodeo.com
MySpace: myspace.com/bluerodeomusic
Vídeo de "C'mon":
26.10.07
Banco de Ensaio nº 43
Tegan and Sara - The Con

Banco de ensaio nº 43 transmitido no programa Atlântico da Antena Miróbriga em 13/10/2007
Site: www.teganandsara.com
MySpace: myspace.com/teganandsara
Vídeo de "Back In Your Head":
16.10.07
Quem quer ter editora?
Num passado ainda recente, qualquer banda ou artista ambicionava assinar contrato com uma editora discográfica. Actualmente, muitos consagrados estão a desligar-se de compromissos e a assumirem o controlo das edições das suas novas canções. E, cada vez mais, surgem novos talentos que aparecem e se tornam conhecidos através da Internet.
A indústria discográfica, tal como a conhecemos, morreu, mas as editoras ainda não o sabem. Todavia, a certidão de óbito já está passada. Não chegou foi ao conhecimento oficial dos defuntos porque as certidões teimam em permanecer numa qualquer caixa de correio. A atitude tem sido semelhante à de muitos portugueses que não levantam cartas registadas nos correios porque temem más notícias.
Os últimos anos têm sido passados com a indústria dos discos a diminuir receitas e a despedir trabalhadores. Simultaneamente, assistimos, na Internet, a um consumo crescente de música tanto através do recurso a esquemas piratas como a compra de música em formato digital. E, sobretudo, muita gente escuta música gratuitamente nos sites dos próprios artistas ou nos populares youtube ou myspace. Porém, o negócio do disco aproxima-se do momento do “estoiro” em que “dará o berro” aproximando-se da situação das vendas dos discos de vinil para coleccionador comprar.
Muitos músicos já anteciparam esta tendência porque sabem que as possibilidades promocionais da Internet estão anos luz à frente das complicadas guerras de bastidores que ocorrem em corredores de editoras. Agora, os músicos podem controlar toda a actividade, incluindo a promoção, distribuição e comercialização dos seus trabalhos. Numa loja virtual, uma edição via multinacional é igual a uma edição de autor e todos conseguem colocar os seus temas à venda. Mesmo considerando que essas receitas serão menores do que aquelas que no passado se conseguiam com as vendas de discos, as contrapartidas são evidentes se constatarmos a possibilidade de atingir outros públicos e, assim, aumentar o número de concertos ao vivo. O segredo do sucesso e da viabilidade financeira em Portugal passa e sempre passou pelos concertos ao vivo. Quanto mais divulgado for um trabalho, maior o número de concertos e maior a receita que se irá realizar.
A única hipótese das editoras é conseguirem compreender os ventos de mudança e operarem significativas adaptações ao mercado dos dias de hoje. Tal como, em nome da sobrevivência, o negócio da PT se tem diversificado, também as editoras o terão de fazer. É inevitável.
O disco está à beira do fim e eu serei um dos poucos clientes no nicho de mercado dos coleccionadores.
Texto publicado no blogue "Canal Maldito".
A indústria discográfica, tal como a conhecemos, morreu, mas as editoras ainda não o sabem. Todavia, a certidão de óbito já está passada. Não chegou foi ao conhecimento oficial dos defuntos porque as certidões teimam em permanecer numa qualquer caixa de correio. A atitude tem sido semelhante à de muitos portugueses que não levantam cartas registadas nos correios porque temem más notícias.
Os últimos anos têm sido passados com a indústria dos discos a diminuir receitas e a despedir trabalhadores. Simultaneamente, assistimos, na Internet, a um consumo crescente de música tanto através do recurso a esquemas piratas como a compra de música em formato digital. E, sobretudo, muita gente escuta música gratuitamente nos sites dos próprios artistas ou nos populares youtube ou myspace. Porém, o negócio do disco aproxima-se do momento do “estoiro” em que “dará o berro” aproximando-se da situação das vendas dos discos de vinil para coleccionador comprar.
Muitos músicos já anteciparam esta tendência porque sabem que as possibilidades promocionais da Internet estão anos luz à frente das complicadas guerras de bastidores que ocorrem em corredores de editoras. Agora, os músicos podem controlar toda a actividade, incluindo a promoção, distribuição e comercialização dos seus trabalhos. Numa loja virtual, uma edição via multinacional é igual a uma edição de autor e todos conseguem colocar os seus temas à venda. Mesmo considerando que essas receitas serão menores do que aquelas que no passado se conseguiam com as vendas de discos, as contrapartidas são evidentes se constatarmos a possibilidade de atingir outros públicos e, assim, aumentar o número de concertos ao vivo. O segredo do sucesso e da viabilidade financeira em Portugal passa e sempre passou pelos concertos ao vivo. Quanto mais divulgado for um trabalho, maior o número de concertos e maior a receita que se irá realizar.
A única hipótese das editoras é conseguirem compreender os ventos de mudança e operarem significativas adaptações ao mercado dos dias de hoje. Tal como, em nome da sobrevivência, o negócio da PT se tem diversificado, também as editoras o terão de fazer. É inevitável.
O disco está à beira do fim e eu serei um dos poucos clientes no nicho de mercado dos coleccionadores.
Texto publicado no blogue "Canal Maldito".
14.10.07
No caminho sob as estrelas (3)
A Miróbriga presente na Exposição "No caminho sob as estrelas" que decorre na Igreja Matriz de Santiago do Cacém até final de Novembro. O Comissário-Geral da Exposição, José António Falcão, em conversa com Paulo Ferreira.
7.10.07
Banco de Ensaio nº 42
Colbie Caillat - Coco

Banco de ensaio nº 42 transmitido no programa Atlântico da Antena Miróbriga em 06/10/2007
Site: www.colbiecaillatmusic.com
MySpace: myspace.com/colbiecaillat
Ver vídeo
Banco de Ensaio nº 41
Peter Himmelman - The Pigeons Couldn't Sleep

Banco de ensaio nº 41 transmitido no programa Atlântico da Antena Miróbriga em 29/09/2007
Site: www.peterhimmelman.com
MySpace: myspace.com/peterhimmelman
Ver vídeos
26.9.07
Banco de Ensaio nº 40
Jimmy Jansson - Sån E Jag

"Sån E Jag" é um álbum repleto de temas fortes, sem grandes pretensões e cheio de acne juvenil que borbulha na perfeição em qualquer pista de dança. Digno dos festivais da canção dos bons velhos tempos.
Banco de ensaio nº 40 transmitido no programa Atlântico da Antena Miróbriga em 22/09/2007
Site: www.jimmyjansson.com
Ver vídeos.
25.9.07
Banco de Ensaio nº 39
Manic Street Preachers - Send Away the Tigers

Banco de ensaio nº 39 transmitido no programa Atlântico da Antena Miróbriga em 15/09/2007
Site: www.manicstreetpreachers.com
MySpace: myspace.com/manics
Ver vídeos.
16.9.07
Um dia para recordar
Jogo sofrido, arbitragem pouco profissional e convívio animado que culminou numa vitória suada mas merecida. Um abraço para todos aqueles que revi e para os restantes amigos que conheci hoje. Assim o futebol é uma festa!







Um almoço azul
Uma refeição no Restelo entre amigos de Norte a Sul e com o Belenenses como epicentro. Daqui a pouco novo regresso a Belém para o jogo de futebol.











27.8.07
Banco de Ensaio nº 38
Christophe Willem - Inventaire

Banco de ensaio nº 38 transmitido no programa Atlântico da Antena Miróbriga em 25/08/2007
Site: www.christophe-willem.com
MySpace: myspace.com/christophenouvellestar
Vídeo de "Elu produit de l'année":
Mais vídeos em BdE.
26.8.07
25.8.07
O regresso dos Eagles
Existem águias que valem ouro.
Os The Eagles de Don Henley, Glenn Frey, Joe Walsh e Timothy B. Schmit regressam em 29 de Outubro com o duplo CD, "Long Road Out Of Eden", o primeiro álbum de originais desde "The Long Run" de 1979.
Verdadeiras estrelas durante os anos sententa, toda a gente conhece clássicos como "New Kid In Town", "Desperado", "Take It Easy" ou "Hotel California", porém, a qualidade dos seus discos ultrapassa, em muito, o estatuto de meros fazedores de êxitos populares. "Seven Bridges Road" é somente outro exemplo menos evidente.
Para quem não conhece a obra deste grupo, sugiro o duplo "Eagles Live" de 1980.
O tema de apresentação deste "Long Road Out Of Eden" chama-se "How Long".
Mais informações:
Site ou Myspace
ALINHAMENTO DE "LONG ROAD OUT OF EDEN"
DISC ONE
01.No More Walks In The Wood
02.How Long
03.Busy Being Fabulous
04.What Do I Do With My Heart
05.Guilty Of The Crime
06.I Don't Want To Hear Anymore
07.Waiting In The Weeds
08.No More Cloudy Days
09.Fast Company
10.Do Something
11.You Are Not Alone
DISC TWO
12.Long Road Out Of Eden
13.I Dreamed There Was No War
14.Somebody
15.Frail Grasp On The Big Picture
16.Last Good Time In Town
17.I Love To Watch A Woman Dance
18.Business As Usual
19.Center Of The Universe
20.It's Your World Now
Os The Eagles de Don Henley, Glenn Frey, Joe Walsh e Timothy B. Schmit regressam em 29 de Outubro com o duplo CD, "Long Road Out Of Eden", o primeiro álbum de originais desde "The Long Run" de 1979.
Verdadeiras estrelas durante os anos sententa, toda a gente conhece clássicos como "New Kid In Town", "Desperado", "Take It Easy" ou "Hotel California", porém, a qualidade dos seus discos ultrapassa, em muito, o estatuto de meros fazedores de êxitos populares. "Seven Bridges Road" é somente outro exemplo menos evidente.
Para quem não conhece a obra deste grupo, sugiro o duplo "Eagles Live" de 1980.
O tema de apresentação deste "Long Road Out Of Eden" chama-se "How Long".
Mais informações:
Site ou Myspace
ALINHAMENTO DE "LONG ROAD OUT OF EDEN"
DISC ONE
01.No More Walks In The Wood
02.How Long
03.Busy Being Fabulous
04.What Do I Do With My Heart
05.Guilty Of The Crime
06.I Don't Want To Hear Anymore
07.Waiting In The Weeds
08.No More Cloudy Days
09.Fast Company
10.Do Something
11.You Are Not Alone
DISC TWO
12.Long Road Out Of Eden
13.I Dreamed There Was No War
14.Somebody
15.Frail Grasp On The Big Picture
16.Last Good Time In Town
17.I Love To Watch A Woman Dance
18.Business As Usual
19.Center Of The Universe
20.It's Your World Now
22.8.07
No caminho sob as estrelas (2)
A Miróbriga presente na Exposição "No caminho sob as estrelas" que decorre na Igreja Matriz de Santiago do Cacém até 31 de Outubro. O Comissário-Geral da Exposição, José António Falcão, em conversa com Paulo Ferreira.
Subscrever:
Mensagens (Atom)