5.7.07

Uma concentração que asfixia

Eles secam tudo e não deixam nada.

O principal campeonato nacional tem 16 clubes, mas, para um cidadão desatento, aparenta possuir somente 3, tal a intensidade de notícias que surgem de Benfica, Sporting e Porto, face ao silêncio sobre os restantes. Esses outros 13 clubes são tratados de forma desatenta e pouco cuidada, própria dos restos que não interessam a ninguém. É que poderia parecer estranho ao mundo um campeonato nacional com, somente, 3 clubes a 10 voltas...

Os demais participantes na Liga só são merecedores de atenção quando jogam contra um dos 3 privilegiados. Funcionam como bobos numa corte viciada e monopolista.

Houve tempos em que o Belenenses teve outro impacto na nossa comunicação social e houve tempos em que o monopólio dos 3 do costume não era tão acentuado (houve até tempos em que o Porto não pertencia aos 3 grandes). Pode-se argumentar que esta concentração é uma consequência directa do interesse da maioria dos cidadãos portugueses, daqueles que compram jornais, escutam rádio ou vêm televisão. Porém, um maior destaque a outros clubes não teria necessariamente de implicar uma diminuição das vendas ou das audiências. Na verdade, todos sabemos que existem outros clubes com adeptos e que muitos adeptos têm simpatia por um segundo emblema. Também sabemos que quanto menor for o destaque dado aos pequenos, menor será a possibilidade destes crescerem – o que só aumenta a dimensão dos actuais gigantes e o esmagamento subsequente.
É a tese da concentração absoluta sem possibilidade real de se vislumbrar o crescimento de mais nenhum.

Curiosamente, a lógica da dimensão e da popularidade associada não é aplicada para diferenciar os restantes 13 clubes. Poderemos concordar que Benfica, Sporting e Porto têm maior quantidade de adeptos, porém, é inegável de que Académica ou Belenenses têm, igualmente, maior quantidade de adeptos do que Beira-Mar ou Naval. Ora, se isto é verdade, porque motivo todos os 13 têm tratamento semelhante? Porque não são feitos estudos de mercado para que se compreenda a dimensão real de cada um dos outros?

Além de uma quantidade mínima noticiosa que protegesse os interesses dos participantes na Liga principal, não seria exigível que existisse um grupo intermédio, entre os muito e os pouco populares? Não se justificaria que esses clubes tivessem direito a 2 ou 3 páginas nos diários desportivos?

Clubes que já ficaram nos 3 primeiros lugares do campeonato ou que já participaram em mais do que 50 campeonatos nacionais da 1ª Divisão são instituições que mereceriam outro tipo de tratamento do que aquele que lhes é prestado. Igualmente, clubes que estivessem nos lugares cimeiros da Liga deviam ter um destaque diário superior.

Os critérios que indiquei contemplariam emblemas como Belenenses, Boavista, V. Setúbal, Académica, V. Guimarães e Sporting de Braga. Da mesma forma que os 3 grandes não têm todos o mesmo tamanho, também sabemos que dentro deste lote existem uns maiores do que outros, com o Belém a liderar este pelotão intermédio. Todavia, um maior destaque a estes clubes permitiria gerar mais competitividade nos media e maior diversidade informativa, ficando todos a ganhar. Também sabemos que as relações entre estes clubes por vezes é cinzenta porque todos eles pretendem ser "menos" pequenos do que os outros, mas, o interesse comum de crescimento devia sobrepor-se à competição pelo prémio do concurso de beleza ou pelo prémio da terminação de 10 em 10 anos.
Mesmo assim, e sem qualquer concertação, o Belém - como clube mais prejudicado e com maiores razões de queixa porque é o único com real implantação nacional e com um curriculo que se situa numa ilha entre os 3 maiores e os 4 ou 5 que lhe sucedem em conquistas - podia e devia saber ser mais exigente no que concerne à reinvidação do direito ao seu espaço nos media.

É que, sem espaço nos media, nenhum destes clubes vai conseguir dar o salto de maneira a se aproximar dos 3 grandes. Pelo contrário, todos estes clubes quando imaginam que se aproximaram, destapam a carta que os obriga a regressar à "casa partida".



A realidade da blogosfera mostra a relevância popular de outros clubes fora do circulo de Benfica, Sporting e Porto. Por exemplo, o Belenenses tem blogues construídos por adeptos com um número de visitas superior a 500 mil.

Sem comentários: