10.4.09

Há 30 anos era assim

Muita coisa evolui ao longo do tempo. Outras coisas vão-se transformando em acontecimentos cada vez menos cativantes. Durante muitos anos eu não perdi um único Grande Prémio de Fórmula 1. A responsabilidade por ter sido um espectador atento deve-se a um conjunto de génios do volante. Apesar da minha referência se chamar Niki Lauda, na realidade assistir a corridas de F1 era sempre um espectáculo. Os génios eram diversos, mas, de entre eles sobressaia um endiabrado Gilles Villeneuve. Outro piloto que marcou pela forma como abordava a competição chamava-se René Arnoux. No ano de 1979, no Grande Prémio de França, em Dijon - Prenois, Arnoux e Villeneuve deram, provavelmente, o maior show de todos os tempos. Eu assisti em directo e aqui ficam umas imagens imperdiveis que apetece ver e rever vezes sem conta.

Mais tarde René Arnoux diria: “O duelo com Gilles é algo que jamais esquecerei. Tu só podes correr daquela forma com alguém em quem confias completamente, e não encontras muitos como ele. Ele me derrotou, sim, e na França, mas eu não fiquei preocupado com isso. Eu sabia que tinha sido derrotado pelo melhor piloto do mundo”.



Outra performance fantástica de Gilles Villeneuve no Grande Prémio do Canadá (1981)

Sem comentários: