15.5.09

Muito mais do que música

Já tinham passado 15 anos desde a última vez a que assistira a um espectáculo unipessoal que me enchera a medidas; estávamos em 1994 e Jorge Palma ofereceu uma noite intimista em grande. Decorrido todo este tempo, no Auditório Eunice Muñoz, em Oeiras, John Watts conseguiu exceder todas as minhas melhores expectativas e proporcionar a todos os presentes uma performance memorável. Na memória tinha ainda as suas recentes passagens por Portugal, tanto nos 25 da Febre de Sábado (2006) como na Amadora (2008), todavia, nenhum desses dois momentos se comparam ao que presenciei neste último 9 de Maio.

Baseado no seu novo CD/DVD, "Morethanmusic & Films", o concerto dividiu-se em duas componentes principais. Na primeira, Watts mostrou o recente trabalho numa conjugação de imagens, música e intenso diálogo com a assistência presente, rapidamente conquistada com o desarmante britânico; na segunda, foram tocadas diversas canções escolhidas milimetricamente e que ilustram a sua carreira ao longo destes últimos 30 anos. "The Worker", "So Long" e "Marliese" são clássicos intemporais que foram interpretados e que pertencem ao período em que os Fischer-Z tinham enorme popularidade em Portugal. "One Voice", o tema de sucesso do seu primeiro álbum a solo também não foi esquecido. Mas, a visita a temas mais antigos prosseguiu com canções que poucos conheciam como "The Perfect Day", "Tightrope", " I'm A Reptile" ou "Destination Paradise". Contudo, ficaram de fora do alinhamento bastantes canções de sucesso como "Pretty Paracetamol" (1979), "Room Service" (1980), "Caruso" (1992), "Just Hang On" (1997) ou "Jukebox" (2002).

Um dos segredos de John Watts é tocar não aquilo que o público quer, mas, aquilo que considera mais adequado tendo em vista o seu conceito de espectáculo. Num momento em que quase todos os músicos pretendem atingir, tal terra prometida, o mainstream, Watts, que já viveu nos píncaros do sucesso com direito a tocar em estádios de futebol e 2 milhões de álbuns vendidos, parece preferir o outro lado da cena musical onde os holofotes são mais pequenos, mas onde a noção de artista ganha outra dimensão.

As novas canções mantêm a vibração e o toque único a que John Watts sempre nos habituou. A guitarra, ora acústica, ora terrivelmente eléctrica, fundiu-se perfeitamente com a sua peculiar voz num oceano de sensações. Watts promete regressar a Portugal e nós prometemos estar presentes. Foi bom. Foi muito bom.


............................

Encontra-se em prepração um especial do Programa Atlântico dedicado a John Watts. Em breve mais novidades.

Sem comentários: