13.5.08

Fazer de conta (II)
Europa das regiões





Um participante visivelmente irritado grita que não lhe estão a responder a uma pergunta. A cena sucede num (óptimo) evento que assinalou o “dia da Europa” em Setúbal e onde se debateram e se aprofundaram matérias relacionadas com a descentralização e a regionalização.
Em Portugal, vai ser muito complicada uma regionalização enquanto a emoção descontrolada guiar o rumo das nossas decisões. Neste aspecto, na dita Europa evoluída, poucos nos compreendem. É normal. Será que nós próprios nos compreendemos? Eu, raramente, o sei e, praticamente, nunca o admito. Enquanto as “raízes das coisas” não forem o rastilho da “causa das coisas” não passaremos do jogo entre gato e rato.
Por entre discursos demagógicos, frases feitas e a velha apetência nacional para deitar abaixo qualquer ideia – por muito boa que seja ou sobretudo se o for – torna-se penoso conseguir avançar.
No século e milénio passado, em 1987, entrevistei o então vocalista dos Taxi, João Grande (não é gralha, o nome do grupo é mesmo sem acento), e, quando lhe perguntei sobre a “mensagem” que procuravam transmitir nas canções do primeiro álbum, levei como resposta um “não existe qualquer mensagem porque só queremos divertir as pessoas”. Ainda bem e eu bem me diverti em 1981 e 82 com este disco. Quando lhe mostrei alguns exemplos ("TVWC", "É-me Igual" ou "Vida de Cão"), ele admitiu que não gostava era mesmo da palavra “mensagem”, mas que sim, que procuravam ser críticos em relação a uma série de questões do dia-a-dia, mais a crítica social e etc e tal. Chamar “mensagem” é que não, se faz favor, que não gostava.
Regressando a esta questão das Regiões. Aquando do Referendo, há 10 anos, eu tinha muitas dúvidas e admito que, tal como João Grande, também eu não aprecio certas palavras. A expressão “regionalização” sempre foi uma palavra de difícil digestão. Vá-se lá saber por quê. Manias minhas. Tirando esse detalhe, parece-me cada vez mais urgente que o povo compreenda o real sentido dessa reorganização. É que isto da comunicação social viver num paraíso mediático super-concentrado em que se criam e formatam mentalidades é coisa deveras inquietante. As associações intermunicipais são muito importantes, mas não chega. É preciso ir mais longe. E não me venham com essa dos políticos serem todos uns malandros que querem arranjar mais tachos… Se calhar por isso é que certos políticos deixaram de ser “parvos” e preferiram ir ganhar bastante mais em empresas privadas.



Luís Silva do Ó entrevista Eduardo Cabrita, Secretário de Estado da Administração Local.


Luís Silva do Ó entrevista Vitor Ramalho, deputado socialista.


O texto apresentado é uma crónica de opinião. As entrevistas realizadas são peças jornalisticas da minha autoria e cedidas à Miróbriga enquanto trabalho final.


Links:
Blogue da Miróbriga (1)
Blogue da Miróbriga (2)
Blogue da Miróbriga (3)

Sem comentários: