16.5.08

Fazer de conta (III)
Ler Leis faz bem à saúde

Como pouco tenho que fazer e são imensos os tempos livres, arranjei uma ocupação para algumas horas ao longo da semana. Voltei a ser aluno e é sempre interessante aprender coisas diferentes. Num destes dias, descobri (e li) uma pérola conhecida por “Lei do Tabaco” (Lei n.º 37/2007). Aconselho vivamente a sua leitura a todos os que valoram a vida e a boa disposição. A fumadores, não fumadores e aos outros. Por exemplo, no n.º 1 do Artigo 4.º somos informados que “é proibido fumar:”
“a) Nos locais onde estejam instalados órgãos de soberania, serviços e organismos da Administração Pública e pessoas colectivas públicas”
“b) Nos locais de trabalho”

Ou seja, esta Lei esclarece todos os portugueses que uma coisa é um local onde se trabalha e outra é um organismo da Administração Pública. Parece que a formatação referida noutro texto já chegou a quem fez esta Lei, cujos autores estarão, certamente, incluídos na alínea a). Além de, publicamente, os políticos serem vistos como uns malandros, os funcionários públicos também são uns inúteis que nada fazem e que vivem às custas dos trabalhadores. Desconhecer a realidade e mandar umas pedras a tudo o que mexe é outra fantástica vocação de um povo que outrora deu “novos mundos ao mundo”. Cada época e cada geração tem o que merece.

Regressando à lei maravilha, os momentos culturais vão-se sucedendo e a boa disposição também. Fiquem a saber que – bingo, só apetece gritar, bingo! – também é proibido fumar “nas cabinas telefónicas fechadas”. E se a porta estiver aberta? Irá, por certo, “provocar o envelhecimento da pele” como adverte esta Lei?
Eu decidi continuar a não fumar. Pelo menos enquanto souber que o fumo tem dentro de si coisas com nomes belos, porém indecifráveis como “benzeno, bitrosaminas, formaldeído e cianeto de hidrogénio”. Benzeno? Bitrosaminas? Formaldeído? Cianeto de hidrogénio? Cruzes que eu até era excelente aluno a Química no 12º ano!
Experimentem dizer estes palavrões todos juntos e ao mesmo tempo e depois digam lá se não fumar lhes dá mais fôlego? Deve ser por isto que “os fumadores morrem prematuramente”, “provoca ataques cardíacos e enfartes” e, pasme-se, “provoca impotência”. Está, assim, encontrado o motivo da baixa natalidade em Portugal e do buraco na Segurança Social. A malta prefere fumar e depois não consegue ter filhos. Não sei se pelos efeitos nefastos na saúde ou se pelo dinheiro que investe em tabaco, pouco sobrando para aquisição de fraldas e boiões alimentares.
Porque não, pura e simplesmente, proibir, em absoluto, o tabaco? E, já agora, também podíamos proibir o álcool, os funcionários públicos, os organismos do Estado e os árbitros de futebol.
Por favor, tirem-nos tudo menos os últimos.
Como iria o povo português sobreviver sem árbitros de futebol a quem possamos elogiar as famílias todos os fins-de-semana?







Imagens de colegas enquanto estudam a "Lei do Tabaco". Será que estudar também prejudica a visão? Ou apenas visam ler melhor?

Sem comentários: