6.3.11

24 ou 25 de Abril?

“(…) Ou pelo contrário, vão aumentar, exponencialmente, os discos em edições de autor, aproveitando as potencialidades da internet e com promoções lideradas e controladas pelos próprios autores?”

Nas últimas semanas, esta frase que aqui escrevi (ver Sem carga de trabalho) tem vindo a martelar-me a cabeça...
Os motivos de tais marteladas são diversos, mas, aponto apenas uns três:
1. Projectos musicais ignorados pelas editoras
2. Reflexões que vou lendo na imprensa e em blogues
3. Conversas mantidas com músicos, produtores e animadores de rádio

Detalhando um pouco melhor, até podemos pensar que as editoras ignoram os novos projectos porque os mesmos não prestam ou devido a não se enquadrarem numa perspectiva comercial.
Contudo, conheço alguns casos paradigmáticos, incluindo músicas que agradam a toda a gente – até a ouvidos habituados a formatos rádio de sucesso, onde as editoras anseiam entrar – e cujos autores nem são dignos de receberem uma resposta.
Ainda recentemente, após um acontecimento cultural, passei pela casa de um amigo (músico) que me contou a forma como dera de caras com um importante executivo, de uma das maiores editoras deste país, a despejar um armário carregado de demos, directamente, para um saco do lixo.
Presumindo que os homens do lixo não fazem uma recolha selectiva e auditiva, que permita recuperar os melhores projectos, todo aquele espólio ficou arrasado pela máquina que mastiga o lixo doméstico.
Será que, entre aquelas centenas ou milhares de canções, não se encontrava um único tema forte, um único projecto com viabilidade, uma única cassete ou CD que viesse a constituir sucesso e do qual a editora pudesse vender milhares de discos?
Assim se perdem talentos, valores e novos músicos na nossa praça.
As editoras andam de tanga e, a cada mês que passa, as coisas parecem piorar.
Onde estão os profissionais que escutam as demos, que vão aos concertos? Onde estão os olheiros?
No mínimo, porque não se editam compilações com os melhores temas encontrados?

O tempo das vacas gordas já acabou, mas, o comportamento das editoras aparenta ignorar esse facto. Recordo-me da (ainda recente) euforia e derrocada das dotcom, com investimentos (?) a serem realizados em momentos suicidas. Quem não quis ver a realidade terminou a chorar o leite derramado.
A geração que controla a maior fatia do bolo editorial é, exactamente, a mesma que já lá estava há 20 anos, que viveu o fim do vinil, a guerra da cassete pirata…
A experiência é importante, mas, a inovação urge, numa indústria cujo futuro comercial não pode estar ligado a projectos passados.

Esta dança, bera e triste, da destruição de projectos no embrião, tem aniquilado muitos grupos, mas, em 2004, cimentam-se novas tendências e novas soluções, com viabilidade económica para os músicos.
As edições de autor – só para ricos em outros tempos – começam a ser uma real solução.
Uma rodela custa uns míseros 80 cêntimos e já se encontram estúdios com muita qualidade e a preços acessíveis. O circuito promocional pode ser usado por qualquer grupo que queira arregaçar as mangas.
O semanário Blitz surge com edições que incluem CDs a preços tentadores, em parcerias várias, numa ideia que, apesar de não ser inovadora, é, provavelmente, a mais importante do ano. Não precisamos de inventar sempre a roda. Aprender com os bons exemplos estrangeiros, também, é uma virtude.

Os circuitos de música ao vivo começam a melhorar, destacando-se o (grande) Porto como motor desta tendência.
A Secretaria de Estado da Juventude podia e devia ajudar, criando um circuito de concertos em todos os centros distritais do Instituto Português da Juventude. Se os jovens gostam de fotografia e de pintura, não gostarão menos de música…

A internet – zona de terror para editores e artistas num mar de pirataria – tem por outro lado, sido usada para divulgar e fomentar as vendas de novos projectos: o espaço que a CDGO.COM criou na sua loja virtual é exemplar dessa dinâmica positiva.
Outra coisa (esta mesma onde estamos agora) tem agitado as águas da net: falo do movimento que os blogues têm assumido nesta questão, fomentando a troca de ideias e aumentando a discussão em busca de novas soluções.

Não estou a defender um oásis porque a situação actual é grave, séria e de crise, mas, é uma crise que pode ser revertida pelos músicos e pelos agentes e managers deste país.

Quase dois meses depois do início de 2004, ainda não entrou nenhum novo trabalho nacional no top de vendas! A indústria discográfica tradicional encontra-se num beco escuro.
Historicamente, são em momentos como o actual, em que existem crises e pontos de rotura acentuados, que as oportunidades emergem.
A necessidade aguça o engenho e nisso a capacidade lusitana é famosa.
Haja imaginação e capacidade de inovação.
Sejamos criativos porque este é o momento, esta é a hora certa, para dar a volta por cima.

Resta saber se vamos ter uma evolução na continuidade ou se acabará por rebentar alguma revolução


[Notas Finais:
1. As editoras não são todas iguais: tanto existem "pequenas" e "médias" que funcionam bem, como outras que funcionam mal; nas multinacionais também não são só maus exemplos - veja-se o caso concreto da EMI/VC, que sabe defender o seu catálogo e lançar, q.b., novos talentos.
2. Apostas em artistas consagrados, que deixaram de ter público e que não vendem, são cruéis para esses projectos, para a editora que perde dinheiro e para o público, que, devido a essas edições, não tem outras de grupos novos mais excitantes.
3. As editoras e as suas opções de gestão são primordiais na indústria da música, mas, constituem, apenas, parte da floresta...]


25 de Fevereiro de 2004, originalmente publicado no blogue "Canal Maldito".

Link para post original.

Sem comentários: