8.3.11

Rádio Nostalgia

Tem sido animada a troca de argumentos entre os meus amigos Bruno Gonçalves Pereira e António Manuel Ribeiro, a propósito da última crónica do primeiro e tendo a rádio dos nossos dias por pano de fundo.
Dentro de uma linha de gestão empresarial, já aqui afirmei que a saída para esta crise passará mais pelos critérios estratégicos das editoras, do que pelo “apoio” das principais estações de rádios, mas, nesta questão, como em outras na vida, não existem só inocentes.
Hoje, tenham os meus amigos pachorra e paciência porque vou centrar a reflexão mais do lado das rádios e da música que divulgam.
Diversas notas soltas fui deixando em textos, aqui, no Canal Maldito, e, inclusivé, meses atrás, escrevera um esboço, o qual, acabou por não passar na minha censura da auto-avaliação.
Mas, estando este mês tão viva a questão, vou remexer nas frases e tentar colocar a curta reflexão apresentável.

Sou mais um daqueles que cada vez escuta menos rádio… em casa nunca o faço, perdi o hábito, ou melhor, perdi o vício de adormecer agarrado ao antigo rádio a pilhas, que comigo partilhava o leito – mesmo assim, existe a excepção para o Porto Sem Abrigo do Álvaro Costa, que mantém o dom de me fazer regressar ao passado, nem que seja numa única hora por semana; ouvir rádio, na actualidade, apenas no carro e vagueando entre a TSF, Rádio Comercial e Antena 3.
Oiço cada vez menos porque não tenho o mesmo tempo livre de outras épocas, talvez por estar mais velho (desculpa fácil para tudo e mais alguma coisa, não é?), mas, também, porque a rádio de hoje está muito diferente.
Remexendo no baú recordo-me dos “velhinhos” Rock em Stock e TNT - Todos No Top, sem esquecer um Luso Clube, centrado no rock português e que escutava, religiosamente, semana após semana, descobrindo tudo o que de novo surgia.
Eram momentos bonitos, estávamos no início dos anos 80 e, como já aqui afirmei noutra ocasião, essa década foi de ouro para a música, tanto para a nacional como para a outra.

Numa semana de Outubro passado, estive de férias no Algarve e escutei muitas horas de rádio: o tempo estava mau e envolvi-me no éter.
Confirmei que as mais importantes estações do país, apesar de divulgarem alguma produção recente, apostam muito mais em sucessos de outros tempos: Bob Marley, Fischer-Z, Peter Frampton, The Eagles, revelaram-se assíduos no dia-a-dia de Rádio Renascença, RFM, Rádio Comercial ou Rádio Clube Português.
Interessante verificar que alguns dos temas possuem maior airplay, nos nossos dias, do que na própria altura em que foram editados, décadas atrás. Alguma da música portuguesa que pude escutar, também, tem barbas – Rádio Macau, GNR, José Cid…

A passagem de temas antigos dos Rádio Macau causa-me uma certa inquietação, num momento em que o novo trabalho não se ouve em nenhuma destas 4 estações.
Esta constatação provoca nova questão sobre a lei da rádio e sobre as quotas para a música portuguesa.
Se (e este “se” deve ser bem sublinhado), repito, se um dia uma lei de quotas for aplicada que música nacional será divulgada?
Serão divulgadas as novas edições ou iremos assistir a apostas em música antiga e de sucesso comprovado?
Os homens das playlists optariam por temas novos e desconhecidos ou escolheriam pérolas que são certezas: “O Amor”, “Chiclete”, “O Anzol”, “Porto Covo”?
Pois é, caros amigos, será que, mesmo com 40% de quota de produção nacional, iríamos continuar a ter o éter preenchido com a “Rádio Nostalgia”?


Notas Finais 1:
1. Um tão estimulante jogo de palavras e de argumentos (BGP vs AMR) não me podia passar ao lado… quiçá para um debate em torno de um microfone e com o imenso Atlântico como fundo?
2. Volto a frisar que os estudos de mercado, também, deviam ser realizados por editoras e – porque não – pelos grupos e respectivos managements.
3. A faixa de Fischer-Z que escutei foi “So Long” (1980) e, para os portugueses, a banda há muito que terminou. Puro engano, John Watts continua a gravar e o mais recente tema, “Jukebox” (2002), permanece na ignorância do povo, apesar de ser mais do que comercial.
4. Peter Frampton é escutado numa das diversas versões ao vivo de “Baby, I Love Your Way” (original de 1975). Alguém já ouviu o orelhudo “Above It All”, do recente “Now” (2003)?

24 de Março de 2004, originalmente publicado no blogue "Canal Maldito".


David Ferreira comenta crónica "Rádio Nostalgia")

Um breve comentário acerca do texto de Luís Silva do Ó sobre as Rádios:

Tem toda a razão quando dá a entender que a nostalgização é hoje o maior dos problemas que enfrentamos na rádio. Por isso mesmo, a AFP (Associação Fonográfica Portuguesa) insiste em que não basta estabelecer quotas para a Música Portuguesa, são também necessárias quotas mínimas para a passagem de Novidades.

A título pessoal, não entendo como pode o Estado conceder alvarás a quem institui como regra básica de programação o bloqueio à Novidade: sendo limitado o espaço hertziano, porquê concedê-lo a quem, em lugar de informar, esconde a informação?! Deverá a Rádio ser posta ao serviço do silenciamento do que se faz, cá como lá fora?

Já pensaram o que seria se os cinemas se recusassem a passar filmes novos, as livrarias a expor livros novos, os jornais a mostrar e a comentar... as notícias do dia?!

Ou será que o progresso se faz de olhos postos no futuro e os ouvidos agarrados ao passado...?!


David Ferreira

[O email do administrador da EMI Valentim de Carvalho, David Ferreira, foi recebido em 2004/04/04 e publicado no blogue com autorização prévia do autor.]

Sem comentários: