14.3.11

Sangue, suor e ideias

I
Não escrevo neste blogue para ser simpático, nem para agradar a grupinhos e, ainda menos, para ser politicamente correcto. Essa do tipo premeditadamente certinho, educado e preocupado com a polidez das afirmações que expressa, numa perspectiva de dividendos para daqui a 10 ou 20 anos, não se enquadra muito bem no perfil deste vosso escriba.
Confesso apreciar muitos dos comentários que tenho lido e, igualmente, assumo que me estou - literalmente - nas tintas para algumas linhas retorcidas que, também, leio. Ainda bem que existem essas vozes discordantes porque é sinal que a coisa mexe.

Na mesma medida em que o povo português tem falta de confiança em si próprio e é pouco dado a patriotismos, recuso-me a vestir o fato do politicamente correcto e não pretendo agradar a nenhuma facção. Prefiro ser um pacato enfant terrible do que um irrequieto yesman.

Não sou sócio de nenhum clube do meio musical: nem de rádios, nem de editoras, nem dos músicos, nem de ninguém. Gosto de música, sou simpatizante de todos e convosco partilho ideias e visões (alucinações?) mesmo que o status quo não goste. Que se lixem! Vai um Jack?


II
Puxando pela cabeça, recordo-me da possibilidade de um concerto numa comunidade portuguesa nas Antilhas Holandesas. A Sociedade de Autores de lá exigiu artistas locais, nesse espectáculo, e foi-se essa oportunidade...
Seriam patriotas perigosos ou nativos preocupados com a preservação da sua cultura?

Muito se tem falado, neste blogue, da necessidade das novas bandas actuarem ao vivo e com condições financeiras e sonoras.
No meio da indiferença da maioria, algumas bandas conceituadas têm dado uma mão a novos grupos, mas o apoio tem sido manifestamente escasso e insignificante. Não espero, nem penso que alguém acredite, que os grupos já estabelecidos vão patrocinar os novos projectos libertando uma parte (mesmo pequena) dos seus lucros.
Por outro lado, as Organizações, sejam elas Comissões de Festas ou Autarquias, movidas por sensibilidades financeiras e/ou políticas, raramente descobrem alguma mais valia no gasto de uns trocados em bandas para primeiras partes. Apesar das vistas curtas, estão no seu direito.
O boom do rock luso ocorreu há 24 anos e a falta de oportunidades para tocar ao vivo permanece.
Ou um grupo tem a sorte e/ou o talento de “rebentar” popularmente, ou nada feito. E os projectos com um ou dois discos (por muito promissores e talentosos que sejam) continuam a “vegetar” (e muitos a morrer) no mesmo circuito dos bares, onde já circulavam antes de gravarem os discos. Tudo numa de “gira o disco e toca o mesmo” durante anos a fio.

Para inverter esta tendência que estrangula e aniquila os projectos (quantos grupos de dimensão surgiram nos últimos 20 anos?), defendo uma medida mais “radical”: nos concertos cujo cabeça de cartaz cobre cachet superior a 1.500 contos, que as Organizações sejam obrigadas a contratar um novo grupo para a primeira parte (com um ou dois discos no mercado), pagando-lhes um valor mínimo de 10% sobre o cachet do grupo principal.
Parece mais do que provado que as boas intenções não nos levam muito longe, tendo chegado o momento de se assumir isso mesmo e de buscar soluções práticas e reais para que a nova música portuguesa possa ser conhecida, apreciada e divulgada.
E como se faz para que esta ideia seja concretizada?
Sejamos ambiciosos e pense-se numa Lei global para a música portuguesa.

Para as Organizações seria quase irrelevante… Pagar 1.500 contos ou 1.650 contos é praticamente o mesmo, quando se esquematizam os custos, e não são 10% que alteram o pensamento de uma Comissão de Festas ou de uma Câmara Municipal… Para as bandas seria muito importante porque teriam possibilidade de mostrar os trabalhos a públicos maiores e em muito melhores condições. Teriam hipóteses reais de crescimento.
Infelizmente, as mentalidade não podem ser modificadas por decreto, mas, a implementação de coisas como esta pode ser feita através de Leis! Parecido às quotas das rádios? Talvez.
Pessoalmente, posso não concordar com uma Lei de quotas, que preveja a passagem de música portuguesa nas rádios. Contudo, dado o actual quadro, parece-me inevitável que a Assembleia da República decida aquilo que o mercado não conseguiu auto-regular, nem os respectivos interessados acordar, parecendo esquecer que “um mau acordo é melhor do que uma boa demanda”!
Quando falta diálogo e bom senso só resta a solução legislativa.
Se assim querem, assim seja!
Mas que venha depressa, antes que a asfixia aniquile o futuro.

Não é com braços cruzados que se dobra o Cabo das Tormentas.
É com sangue, suor e ideias.

26 de Maio de 2004, originalmente publicado no blogue "Canal Maldito".

Link para post original.

Sem comentários: