8.3.11

Rádio Nostalgia

Tem sido animada a troca de argumentos entre os meus amigos Bruno Gonçalves Pereira e António Manuel Ribeiro, a propósito da última crónica do primeiro e tendo a rádio dos nossos dias por pano de fundo.
Dentro de uma linha de gestão empresarial, já aqui afirmei que a saída para esta crise passará mais pelos critérios estratégicos das editoras, do que pelo “apoio” das principais estações de rádios, mas, nesta questão, como em outras na vida, não existem só inocentes.
Hoje, tenham os meus amigos pachorra e paciência porque vou centrar a reflexão mais do lado das rádios e da música que divulgam.
Diversas notas soltas fui deixando em textos, aqui, no Canal Maldito, e, inclusivé, meses atrás, escrevera um esboço, o qual, acabou por não passar na minha censura da auto-avaliação.
Mas, estando este mês tão viva a questão, vou remexer nas frases e tentar colocar a curta reflexão apresentável.

Sou mais um daqueles que cada vez escuta menos rádio… em casa nunca o faço, perdi o hábito, ou melhor, perdi o vício de adormecer agarrado ao antigo rádio a pilhas, que comigo partilhava o leito – mesmo assim, existe a excepção para o Porto Sem Abrigo do Álvaro Costa, que mantém o dom de me fazer regressar ao passado, nem que seja numa única hora por semana; ouvir rádio, na actualidade, apenas no carro e vagueando entre a TSF, Rádio Comercial e Antena 3.
Oiço cada vez menos porque não tenho o mesmo tempo livre de outras épocas, talvez por estar mais velho (desculpa fácil para tudo e mais alguma coisa, não é?), mas, também, porque a rádio de hoje está muito diferente.
Remexendo no baú recordo-me dos “velhinhos” Rock em Stock e TNT - Todos No Top, sem esquecer um Luso Clube, centrado no rock português e que escutava, religiosamente, semana após semana, descobrindo tudo o que de novo surgia.
Eram momentos bonitos, estávamos no início dos anos 80 e, como já aqui afirmei noutra ocasião, essa década foi de ouro para a música, tanto para a nacional como para a outra.

Numa semana de Outubro passado, estive de férias no Algarve e escutei muitas horas de rádio: o tempo estava mau e envolvi-me no éter.
Confirmei que as mais importantes estações do país, apesar de divulgarem alguma produção recente, apostam muito mais em sucessos de outros tempos: Bob Marley, Fischer-Z, Peter Frampton, The Eagles, revelaram-se assíduos no dia-a-dia de Rádio Renascença, RFM, Rádio Comercial ou Rádio Clube Português.
Interessante verificar que alguns dos temas possuem maior airplay, nos nossos dias, do que na própria altura em que foram editados, décadas atrás. Alguma da música portuguesa que pude escutar, também, tem barbas – Rádio Macau, GNR, José Cid…

A passagem de temas antigos dos Rádio Macau causa-me uma certa inquietação, num momento em que o novo trabalho não se ouve em nenhuma destas 4 estações.
Esta constatação provoca nova questão sobre a lei da rádio e sobre as quotas para a música portuguesa.
Se (e este “se” deve ser bem sublinhado), repito, se um dia uma lei de quotas for aplicada que música nacional será divulgada?
Serão divulgadas as novas edições ou iremos assistir a apostas em música antiga e de sucesso comprovado?
Os homens das playlists optariam por temas novos e desconhecidos ou escolheriam pérolas que são certezas: “O Amor”, “Chiclete”, “O Anzol”, “Porto Covo”?
Pois é, caros amigos, será que, mesmo com 40% de quota de produção nacional, iríamos continuar a ter o éter preenchido com a “Rádio Nostalgia”?


Notas Finais 1:
1. Um tão estimulante jogo de palavras e de argumentos (BGP vs AMR) não me podia passar ao lado… quiçá para um debate em torno de um microfone e com o imenso Atlântico como fundo?
2. Volto a frisar que os estudos de mercado, também, deviam ser realizados por editoras e – porque não – pelos grupos e respectivos managements.
3. A faixa de Fischer-Z que escutei foi “So Long” (1980) e, para os portugueses, a banda há muito que terminou. Puro engano, John Watts continua a gravar e o mais recente tema, “Jukebox” (2002), permanece na ignorância do povo, apesar de ser mais do que comercial.
4. Peter Frampton é escutado numa das diversas versões ao vivo de “Baby, I Love Your Way” (original de 1975). Alguém já ouviu o orelhudo “Above It All”, do recente “Now” (2003)?

24 de Março de 2004, originalmente publicado no blogue "Canal Maldito".


David Ferreira comenta crónica "Rádio Nostalgia")

Um breve comentário acerca do texto de Luís Silva do Ó sobre as Rádios:

Tem toda a razão quando dá a entender que a nostalgização é hoje o maior dos problemas que enfrentamos na rádio. Por isso mesmo, a AFP (Associação Fonográfica Portuguesa) insiste em que não basta estabelecer quotas para a Música Portuguesa, são também necessárias quotas mínimas para a passagem de Novidades.

A título pessoal, não entendo como pode o Estado conceder alvarás a quem institui como regra básica de programação o bloqueio à Novidade: sendo limitado o espaço hertziano, porquê concedê-lo a quem, em lugar de informar, esconde a informação?! Deverá a Rádio ser posta ao serviço do silenciamento do que se faz, cá como lá fora?

Já pensaram o que seria se os cinemas se recusassem a passar filmes novos, as livrarias a expor livros novos, os jornais a mostrar e a comentar... as notícias do dia?!

Ou será que o progresso se faz de olhos postos no futuro e os ouvidos agarrados ao passado...?!


David Ferreira

[O email do administrador da EMI Valentim de Carvalho, David Ferreira, foi recebido em 2004/04/04 e publicado no blogue com autorização prévia do autor.]

6.3.11

24 ou 25 de Abril?

“(…) Ou pelo contrário, vão aumentar, exponencialmente, os discos em edições de autor, aproveitando as potencialidades da internet e com promoções lideradas e controladas pelos próprios autores?”

Nas últimas semanas, esta frase que aqui escrevi (ver Sem carga de trabalho) tem vindo a martelar-me a cabeça...
Os motivos de tais marteladas são diversos, mas, aponto apenas uns três:
1. Projectos musicais ignorados pelas editoras
2. Reflexões que vou lendo na imprensa e em blogues
3. Conversas mantidas com músicos, produtores e animadores de rádio

Detalhando um pouco melhor, até podemos pensar que as editoras ignoram os novos projectos porque os mesmos não prestam ou devido a não se enquadrarem numa perspectiva comercial.
Contudo, conheço alguns casos paradigmáticos, incluindo músicas que agradam a toda a gente – até a ouvidos habituados a formatos rádio de sucesso, onde as editoras anseiam entrar – e cujos autores nem são dignos de receberem uma resposta.
Ainda recentemente, após um acontecimento cultural, passei pela casa de um amigo (músico) que me contou a forma como dera de caras com um importante executivo, de uma das maiores editoras deste país, a despejar um armário carregado de demos, directamente, para um saco do lixo.
Presumindo que os homens do lixo não fazem uma recolha selectiva e auditiva, que permita recuperar os melhores projectos, todo aquele espólio ficou arrasado pela máquina que mastiga o lixo doméstico.
Será que, entre aquelas centenas ou milhares de canções, não se encontrava um único tema forte, um único projecto com viabilidade, uma única cassete ou CD que viesse a constituir sucesso e do qual a editora pudesse vender milhares de discos?
Assim se perdem talentos, valores e novos músicos na nossa praça.
As editoras andam de tanga e, a cada mês que passa, as coisas parecem piorar.
Onde estão os profissionais que escutam as demos, que vão aos concertos? Onde estão os olheiros?
No mínimo, porque não se editam compilações com os melhores temas encontrados?

O tempo das vacas gordas já acabou, mas, o comportamento das editoras aparenta ignorar esse facto. Recordo-me da (ainda recente) euforia e derrocada das dotcom, com investimentos (?) a serem realizados em momentos suicidas. Quem não quis ver a realidade terminou a chorar o leite derramado.
A geração que controla a maior fatia do bolo editorial é, exactamente, a mesma que já lá estava há 20 anos, que viveu o fim do vinil, a guerra da cassete pirata…
A experiência é importante, mas, a inovação urge, numa indústria cujo futuro comercial não pode estar ligado a projectos passados.

Esta dança, bera e triste, da destruição de projectos no embrião, tem aniquilado muitos grupos, mas, em 2004, cimentam-se novas tendências e novas soluções, com viabilidade económica para os músicos.
As edições de autor – só para ricos em outros tempos – começam a ser uma real solução.
Uma rodela custa uns míseros 80 cêntimos e já se encontram estúdios com muita qualidade e a preços acessíveis. O circuito promocional pode ser usado por qualquer grupo que queira arregaçar as mangas.
O semanário Blitz surge com edições que incluem CDs a preços tentadores, em parcerias várias, numa ideia que, apesar de não ser inovadora, é, provavelmente, a mais importante do ano. Não precisamos de inventar sempre a roda. Aprender com os bons exemplos estrangeiros, também, é uma virtude.

Os circuitos de música ao vivo começam a melhorar, destacando-se o (grande) Porto como motor desta tendência.
A Secretaria de Estado da Juventude podia e devia ajudar, criando um circuito de concertos em todos os centros distritais do Instituto Português da Juventude. Se os jovens gostam de fotografia e de pintura, não gostarão menos de música…

A internet – zona de terror para editores e artistas num mar de pirataria – tem por outro lado, sido usada para divulgar e fomentar as vendas de novos projectos: o espaço que a CDGO.COM criou na sua loja virtual é exemplar dessa dinâmica positiva.
Outra coisa (esta mesma onde estamos agora) tem agitado as águas da net: falo do movimento que os blogues têm assumido nesta questão, fomentando a troca de ideias e aumentando a discussão em busca de novas soluções.

Não estou a defender um oásis porque a situação actual é grave, séria e de crise, mas, é uma crise que pode ser revertida pelos músicos e pelos agentes e managers deste país.

Quase dois meses depois do início de 2004, ainda não entrou nenhum novo trabalho nacional no top de vendas! A indústria discográfica tradicional encontra-se num beco escuro.
Historicamente, são em momentos como o actual, em que existem crises e pontos de rotura acentuados, que as oportunidades emergem.
A necessidade aguça o engenho e nisso a capacidade lusitana é famosa.
Haja imaginação e capacidade de inovação.
Sejamos criativos porque este é o momento, esta é a hora certa, para dar a volta por cima.

Resta saber se vamos ter uma evolução na continuidade ou se acabará por rebentar alguma revolução


[Notas Finais:
1. As editoras não são todas iguais: tanto existem "pequenas" e "médias" que funcionam bem, como outras que funcionam mal; nas multinacionais também não são só maus exemplos - veja-se o caso concreto da EMI/VC, que sabe defender o seu catálogo e lançar, q.b., novos talentos.
2. Apostas em artistas consagrados, que deixaram de ter público e que não vendem, são cruéis para esses projectos, para a editora que perde dinheiro e para o público, que, devido a essas edições, não tem outras de grupos novos mais excitantes.
3. As editoras e as suas opções de gestão são primordiais na indústria da música, mas, constituem, apenas, parte da floresta...]


25 de Fevereiro de 2004, originalmente publicado no blogue "Canal Maldito".

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5.3.11

Rei de Espanha outorga condecoração a José António Falcão

O rei Juan Carlos I, sob proposta do governo espanhol, atribuiu ao Prof. José António Falcão a Cruz da Ordem Civil do Rei Afonso X, o Sábio. Esta elevada distinção, atribuída sob a égide do Ministério da Educação e Ciência do país vizinho, destina-se a premiar os méritos contraídos nos campos da educação, ciência, cultura, docência e investigação, em Espanha ou no âmbito internacional.

José António Falcão (n. 1961) é Licenciado em História da Arte e Arquitectura, Mestre em Museologia e Doutor em Arquitectura. Dirige o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja desde a fundação, em 1984. Conservador de Museus, com a categoria de Conservador-Chefe, tem desempenhado funções, entre outras instituições, no Museu de Évora, no Museu Calouste Gulbenkian e na Casa dos Patudos. É o responsável pela organização da Rede de Museus da Diocese de Beja.

Considerado como um dos maiores especialistas mundiais no campo da arte religiosa, a sua actividade científica visa, de uma maneira muito particular, o Alentejo. Contribuiu para a divulgação dos seus tesouros artísticos com o comissariado de numerosas exposições, no país e no estrangeiro, como “Entre o Céu e a Terra” (Prémio Prof. Reynaldo dos Santos 2001), “As Formas do Espírito”, “No Caminho sob as Estrelas – Santiago e a Peregrinação a Compostela”, “Um Rio de Água Pura”, “Portugal Eternel” ou “Loci Iacobi”.

Enquanto docente, esteve ligado à criação da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e posteriormente tem sido professor convidado em universidades espanholas e norte-americanas. É membro da Academia Nacional de Belas-Artes, da Academia Portuguesa da História e de agremiações similares, europeias e americanas. O Presidente da República Portuguesa, Prof. Aníbal Cavaco Silva, impôs-lhe em 10 de Junho de 2009 as insígnias de Grande-Oficial da Ordem de Mérito.

A bibliografia de José António Falcão conta com cerca de uma centena de títulos, entre livros, artigos científicos e participações em congressos, maioritariamente dedicados à história da arte e da arquitectura sacras. Figura conhecida nos meios do associativismo e do voluntariado, preside actualmente à Associação Portuguesa dos Museus da Igreja e à Real Sociedade Arqueológica Lusitana, sendo igualmente o Secretário-Geral Adjunto de Europae Thesauri, organismo assessor da União Europeia.

(Nota de imprensa)

27.2.11

O anti-neurónio

Fazer uma intriga é tão normal para um português como o acto de arrotar num selecto recital no S. Carlos.
Parece que ser pessimista também o é, pelo menos é o que as sondagens indicam e que o nosso senso comum detecta.
Também, com tanta música de sucesso que entrou neste país vinda da zona cinzenta de Manchester… não podia haver melhor nação para uma onda tão cinzenta, tão depressiva, tão negativa. Essa onda, a outra onda, é bem mais positiva que nós.
No lado mau, somos mesmo dos melhores. No Japão, trabalham imenso, produzem à brava por metro quadrado, em Portugal, temos a maior quantidade de depressões por habitante. Não sei se estes dados são reais e estão provados cientificamente, mas, se não são, podiam ser ou, então, os estudos estão errados.
Porém, o português também é campeão da divagação, como a minha prosa dá mostras.
Somos mesmo muito bons, em algumas coisas e dependendo da perspectiva…

Voltando atrás, diga-se que o português maneja bem a arte da intriga.
Chegado ao trabalho, é fácil aniquilar um colega chato (leia-se, competente, pontual e produtivo) só porque gagueja um pouco ou porque tem a voz algo aguda.
“Hum… o Zé é larilas.”
Basta uma deixa e o coitado do Zé vê a carreira arruinada por um indivíduo que, no bar, é machão, mas que, em casa, se costuma divertir a vestir a lingerie da mulher. Uma opção de vida como outra qualquer. O Zé é que não tinha culpa...
A intriga pequena ou grande não tem fim, mas, que tem isto a ver com o blogue?
Ok, divaguei até aqui para mostrar que, mesmo num blogue tão inofensivo como este, existem coisas que acontecem.
Na secção de comentários é corrente a aparição de análises enviesadas aos textos apresentados e, se até ao momento não tive nenhuma ocorrência em crónicas minhas, estou certo que em breve tal acontecerá (outro atributo dos portugueses que partilho, a capacidade da previsão).
A manipulação propositada de palavras que gerem equívocos, discussões, polémicas, é muito compensadora e ajuda a gastar o tempo em que o patrão pensa ter trabalhador.

Querem um exemplo?
Ora, aqui vai: num destes dias, um dos nossos estimados comentadores anónimos concluiu que este blogue devia chamar-se "anti-blitz". (?)
No meio de uma sonora gargalhada, que assumo não ter conseguido evitar, fiquei zonzo pelos motivos estranhos da comparação, mas, não vale a pena reflectir sobre uma coisa dessas.
Conversando com o criador deste blogue, fiquei a saber que outros nomes foram considerados, embora nenhum estivesse disponível (anti-blitz, anti-tv, anti-nódoas, anti-biótico, anti-manha, anti-tússico, anti-merdas, anti-lixo)… Pensando bem, também preferia o anti-tússico. Sempre servia para tratar da tosse a alguns inúteis e a outros que, sendo úteis, não fazem nada de jeito.
As bocas servem para aquilo que servem, lançar confusão e ver se pega.
Da minha parte o digo, aqui escrevo em nome da música moderna portuguesa, daquela que gosto e daquela que detesto.
Todos os contributos críticos e atentos são válidos, mas, em jeito de prevenção… conotar a minha pena com anti-qualquer coisa é que não.

Chegado aqui, sinto um aperto no estômago.
Se calhar preciso de um anti-ácido - é que esta semana queria escrever uma coisa “séria”.
Prometo que, no próximo mês, tentarei apresentar um texto anti-pasmaceira.
O certo é que a presente crónica nunca imaginou ser escrita.
Tal como os independentes, os neurónios portugueses são muito imprevisíveis.
Por talento, inato, são mesmo anti-neurónios.


[Como vêem o “crime” compensa… a esmagadora maioria dos comentários têm sido muito positivos, interessantes, acutilantes, e eu aqui estive a escrever sobre uma pequena minoria que aproveita o anonimato para escrever disparates. Mas, se são disparates, porque motivo os valorizamos? E de que forma a música avança neste país, se muitos dos agentes envolvidos no meio (músicos, promotores, managers, editoras, …) perdem as energias a guiar na contramão?]

28 de Janeiro de 2004, originalmente publicado no blogue "Canal Maldito".

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26.2.11

A união faz a força

Escrever sobre editoras, músicos e rádios é uma tentação cada vez maior, cada vez menos original e termina, normalmente, em violenta tourada.
Tudo, porque o tema conduz a quentes e apaixonadas discussões, em que a razão dá lugar à “latina” emoção, motivando acalorados debates – muitos deles vazios de sentido – culminando com ofensas e amuos de diversa ordem.
Extremar posições não levará a lado nenhum, nem contribuirá para uma serena e lúcida solução dos problemas; é como colocar Bush Jr. a moderar uma cimeira de paz…

A força da música portuguesa encontra-se no sucesso popular, gerado por uma boa canção, munida de um grande refrão – elemento primordial para o êxito.
Este é o início de tudo; o verbo, neste caso, é o refrão! Sempre foi assim, o segredo está bem divulgado e é do conhecimento de toda a gente.
Apesar de outras décadas com boas castas, a receita daquilo que o povo gosta tem a sua melhor colheita nos anos 80, como os estudos de mercado bem atestam. Foram os tempos do “boom” do rock português e de grandes sucessos internacionais, com temas fortes e refrões orelhudos.

Talvez o que falte neste momento seja uma clara aposta na canção, pensada e elaborada numa perspectiva de consumo radiofónico e televisivo – não defendo uma “canção comercial”, stricto sensu, mas, sim, uma canção forte e em que essa força seja sinónimo de que o público gosta; e se o povo gostar é porque é comercial!
É estranho constatar que, dos novos projectos, poucos chegam ao grande público, ao invés dos nomes consagrados, sábios na elaboração do sucesso, mas, cada vez menos aptos a surpreender ou a ousarem na criatividade, contribuindo, assim, para o pântano actual.
Porém, existindo novos projectos, com potencial, porque motivo poucos são editados?
Ou, porque razão, aqueles que são editados não alcançam uma projecção adequada?
As nossas editoras deviam adaptar-se aos tempos modernos, seleccionando projectos na óptica do consumidor. Para tal, umas sessões – semelhantes àquelas que as rádios fazem nos seus estudos – em que os temas (de novos grupos e, porque não, de pré-produções de novos trabalhos de consagrados?) fossem apresentados e votados, por uma plateia representativa, mostrariam o “eco do povo”.
Bastavam estudos, como, sabiamente, o músico Ulisses defendeu na crónica “Os EUgénios da música portuguesa”.
Tendo por base esse e outros dados comerciais, estou certo de que o trabalho das editoras seria mais profícuo e que a divulgação nas rádios seria mais efectiva, porque todos estariam a falar no mesmo idioma. Por exemplo, as editoras deviam usar temas promocionais adequados ao target de cada estação (um pop-rock numa rádio adulta, um rock mais a abrir numa rádio jovem). Se os públicos de cada segmento de rádios é diferente, porque motivo um mesmo trabalho só pode ter um tema promocional de cada vez?
E, nisto, tenho de ser directo: as rádios vivem em pleno século XXI, as editoras permanecem num trabalho à século XX português.

Nesta história, os músicos são os menos culpados, mas, sendo as principais vítimas, devem reflectir.
Os novos nomes devem saber ponderar a sua posição e os compromissos que possam vir a assumir, com ou sem concessões, dependendo da sua própria opção artística e conscientes das implicações da opção tomada.
Todavia, apesar das rádios estarem mais evoluídas do que as editoras, não terão, também, a sua quota parte de responsabilidade no marasmo em que se transformou a nossa indústria musical?
Claro que têm e por motivos bem diversos... Primeiro, porque parecem ter abandonado a vertente formativa do auditório, em segundo, porque os animadores cada vez se preocupam menos em perceber de música e, por último, porque não se compreendem algumas omissões nas apostas musicais.

No final destas linhas constato o evidente: o objectivo geral é comum aos diversos intervenientes do meio musical.
As editoras procuram promover e vender as suas edições discográficas.
Os músicos ambicionam gravar, mostrar o seu trabalho, ao vivo e em estúdio.
Como as principais rádios não se querem transformar em “rádios nostalgia” precisam de novas canções e de novos sucessos.

Em nome da evolução da música e das próprias rádios, é necessária uma aposta conjunta.
Um trabalho conjugado e honesto seria vantajoso para todos.
Um trabalho forte como um bom refrão.
Porque a força de um refrão é a força de uma canção; e isso reflecte-se em qualquer votação.

Ora, meus amigos, não será a música a causa de tudo isto?
Que tal esquecer guerras antigas e beber o champagne do futuro?
Em época de paz, aguardo boas colheitas no próximo ano.
A todos, Feliz Natal, Próspero Ano Novo.

Lisboa, 23 de Dezembro de 2003


31 de Dezembro de 2003, originalmente publicado no blogue "Canal Maldito".

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24.2.11

Sem carga de trabalho

Adormeci, extenuado, depois de mais um dia de trabalho.

John Mayall tem concertos agendados para Portugal!”, diz-me Sara, acercando-se de mim e mostrando-me uma pequena publicidade inserida na revista Visão.
Com os olhos brilhantes de satisfação, esbocei um convincente “Óptimo!”.
Afinal, realizara, para o programa Atlântico, de Bruno Pereira, uma crónica e uma crítica sobre o excelente CD “Stories” – último álbum de estúdio do pai dos blues britânicos, editado no ano passado.
“Vou agendar uma entrevista” – pensei.
40 anos de Bluesbreakers e 70 anos de idade (neste mês de Novembro) comemorados num grande concerto de reunião com Mick Taylor, Chris Barber e Eric Clapton (DVD a sair brevemente), eram motivos acrescidos para essa entrevista.
No dia seguinte, salvaguardei um bom lugar e comprei bilhetes para o concerto na Aula Magna em Lisboa. Estaria presente, com ou sem trabalho, pelo que, não procurei acreditações gratuitas…
Nesse mesmo dia, contactei a empresa promotora do evento que me direccionou para a editora portuguesa responsável pela distribuição e promoção das edições da EAGLE.
Numa primeira conversa, fiquei a saber ser o único (!) interessado numa entrevista…
“Tudo bem”, disseram-me, “é o primeiro jornalista a pedir-nos uma entrevista, vamos contactar o John Mayall e depois telefonamos”.
Dias passaram e, à boa maneira lusitana, o prometido contacto não dobrava o Cabo das Tormentas.
Nas 48 horas anteriores ao concerto, foram diversos os contactos que tive de estabelecer.
Na véspera, ficara a saber que, segundo a EAGLE, “John Mayall é uma pessoa muito acessível e que, certamente, não se importaria de dar a entrevista. Na noite do concerto talvez não, mas no dia seguinte, sem qualquer problema.”
Agendar a dita é que não, pois, decorridos estes dias, ainda não tinham conseguido conversar com o músico.
Uma hora antes do espectáculo começar e após insistentes telefonemas, escutei um “duvidoso”, mas definitivo, “nada feito”.
Pouco depois, assisti a um estrondoso e monumental concerto de blues.
Profissional e com grande humildade (pediu luz para ver o público, dialogou, sorriu imenso e cedeu, mesmo, autógrafos no decurso do encore!), John Mayall arrasou, esquecendo e fazendo esquecer a sua idade.
Foi um monstro do principio ao fim; uma lenda viva.
Saí arrepiado da Aula Magna.
E, arrepiado, acordei do sonho com que iniciara esta crónica.

Muitas das editoras portuguesas continuam iguais a si próprias: não promovem e não deixam promover!
Por algum motivo, “Stories” subiu ao primeiro lugar do top de blues da Billboard, mas, por cá, ninguém conhece o disco.
Uns geram milhões, outros preferem tostões.

Vou adormecer, desolado, sem ter feito a entrevista programada.
E não a fiz, porque alguém não soube (ou não quis), fazer aquilo que é “só” o seu trabalho.



[Aqueles que são maus intervenientes na nossa indústria musical não podem continuar a encarar a sua profissão como um mero emprego. Trabalhar em música exige alguns predicados… para começar, é essencial “perceber da poda”, que é como quem diz, perceber de música.
Depois, é necessário ter consciência que a música é uma arte, uma emoção, uma criação.
Os músicos são artistas e quem trabalha neste meio tem de saber o seu real significado e o seu efectivo lugar. O “famoso” é o músico e não o próprio profissional que trabalha na editora.
A “vedeta”, aqui, não é o promotor discográfico; mas, por vezes, este é uma “vedeta” inebriada por “neons” alheios e, pior – muito pior – que o verdadeiro artista!
John Mayall não necessita deste Portugal dos pequeninos para cimentar a sua carreira, ao invés, os nossos músicos sem as editoras estariam numa carga de trabalhos…
Ou pelo contrário, vão aumentar, exponencialmente, os discos em edições de autor, aproveitando as potencialidades da internet e com promoções lideradas e controladas pelos próprios autores?]



19 de Novembro de 2003, originalmente publicado no blogue "Canal Maldito".

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23.2.11

Os reis do quintal

Os músicos portugueses têm vindo a reclamar uma maior divulgação da produção nacional nas nossas rádios.
Curioso que esse movimento tenha surgido agora, quando se sabe que a divulgação nunca promoveu franjas significativas das edições de novos nomes.
O que terá preocupado, então, um conjunto tão vasto de compositores e de músicos, ao ponto de terem criado uma Associação?
Estarão apreensivos com a perda dos valores culturais portugueses, com a falta de apoio aos novos nomes, ou ficaram, subitamente, preocupados com o pouco airplay dos seus próprios reportórios?
É sabido que os concertos ao vivo são dominados pelos mesmos de sempre, ano após ano.
Esporadicamente, surge um “fenómeno”, como os Silence 4 ou o Pedro Abrunhosa, mas, são excepções!
Esta falta de novos nomes está relacionada com a ausência de novos projectos musicais?
Claro que não!
Temos novos grupos de sobra para que cresçam e para que se assumam, enquanto nova geração, na nossa música.
Quem se recorda das dezenas e dezenas de maquetas analisadas na extinta Revista Ritual, pergunta “onde estão, em 2003, aqueles projectos, alguns deles com grande potencial?”.
Para além de outras coisas, igualmente importantes, falta algo essencial no meio musical português.
Falta que os músicos consagrados estendam a mão aos novos valores, apostando em bandas que toquem nas suas primeiras partes.
Xutos & Pontapés ou UHF já o fizeram, ou ainda o fazem, mas, são meros exemplos num mar de excepções.
E quando tal acontece, raramente representa uma digressão completa, mas, apenas, actuações pontuais, quando as organizações dos eventos a isso estão dispostas.
Se estes nomes grandes, nas suas digressões anuais, incluíssem uma primeira parte, estariam a auxiliar a geração vindoura da nossa indústria musical.
Tal não acontece por uma questão de custos?
Não; qualquer banda nova toca por valores ridiculamente pequenos e nada significativos no bolo que qualquer nome de relevo pratica.
Mas, para que estas primeiras partes sejam possíveis, o valor do cachet do grupo de topo deve incluir, logo, todo o pacote.
Isto, porque o típico promotor português prefere poupar uns trocados, em vez de ter um espectáculo com mais qualidade e maior interesse…
Este principio pedagógico, em que músicos com maior projecção ajudassem artistas em fase inicial de carreira, poderia proporcionar uma alteração positiva.
Os pequenos grupos podiam crescer, musicalmente, ao vivo e seria mais fácil mostrarem o seu valor às editoras e ao público em geral.
Que motivos não permitem que isto aconteça?
O facto dos veteranos terem subido a pulso e sem ajuda de ninguém?
Naturalmente que isso aconteceu em 1980/82, mas, nessa altura, pouco ou nada existia na estrutura rock da nossa indústria.
Os tempos actuais são outros e a própria forma de encarar o negócio musical também.
Creio que a sensibilidade e a vontade de apoiar estão a aumentar, mas, em jeito de provocação saudável, não posso deixar de questionar:
Será que os nossos músicos veteranos e com carreira cimentada não se preocupam com o desenvolvimento e com o futuro da música portuguesa?
Ou, por outro lado, estes mesmos músicos, na sua esmagadora maioria, não querem criar condições que levem ao surgimento de novos valores?
Terão receio de perder quota de mercado nesta área de negócio?
Terão medo de deixarem de ser os reis neste quintal?

29 de Outubro de 2003, originalmente publicado no blogue "Canal Maldito".

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22.2.11

Cromos que não descolam

Guardo memórias muito positivas das cadernetas de cromos que coleccionei, há muitos anos atrás.
Recordo-me que, em qualquer caderneta, existiam, sempre, alguns cromos mais raros e que dificultavam o finalizar da colecção: eram cromos raros, mas, bons.
Quando a infância e a adolescência se fartaram de mim, essas cadernetas sumiram da minha vista.
O estranho é que, à medida que isso foi acontecendo, os cromos de papel foram sendo substituídos pelos cromos de carne e osso.
Dizer que Portugal é um pais com muitos cromos, não é novidade para ninguém.
A música, então, é um mundo cheio de cromos…
Sem esquecer os cromos que existem em maior fartura (organizações “manhosas”, intermediários “duvidosos”, etc, etc, etc…), tenho especial aversão a uns, em particular.
Refiro-me aos maus críticos, àqueles que escrevem umas coisas e que destroem outras.
Julgo que todos os trabalhos musicais merecem respeito, mesmo aqueles que são, na minha visão, muito maus.
Ao analisar um novo álbum, é essencial saber “escutar” e saber “avaliar”. Depois, é necessário ter a arte, a sensibilidade e o engenho de colocar, no papel, uma opinião sólida, válida e honesta sobre esse CD.
Redigir críticas discográficas às dúzias, enquanto se realizam reportagens de concertos e entrevistas avulsas, não pode possibilitar tempo suficiente para uma audição de todos os CD’s, sobre os quais se devem emitir opiniões. Nem permitirá que o crítico escute trabalhos anteriores do artista em questão ou que se documente sobre o mesmo, numa busca de informação e de contextualização musical.
Qualquer artista, mais jovem ou veterano, pode ver a sua carreira em cheque por uma crítica menos séria.
O que me preocupa não são as opiniões lúcidas e correctas, negativas ou positivas, mas, tão só, a falta de profissionalismo e de respeito como muitas outras são feitas.
Dizer que um artista veterano está “senil” ou que um grupo novo “devia ir trabalhar nas obras” são opiniões que não pertencem à categoria de “crítica discográfica”.
Seria interessante verificar que formação e conhecimentos musicais possuem tais pessoas…
Pessoas, que aparecem vindas do vazio e que acabam por desaparecer, deixando mau rasto…
Isto porque uma análise negativa, apresentada de uma forma destrutiva, num jornal de grande âmbito, pode ser motivo suficiente para que um grupo, numa primeira edição, veja a sua vida desaparecer.
Estes são os cromos que prejudicam qualquer colecção.
E, ao contrário dos que tinha de colar nas cadernetas, são frequentes e maus.

09 de Outubro de 2003, originalmente publicado no blogue "Canal Maldito".

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21.2.11

O Rock nasceu do sangue

Os escravos podem ser julgados, vendidos, alugados, avaliados, sentenciados como sendo bens móveis na mão dos seus senhores e donos, ou dos seus carrascos, administradores e procuradores, qualquer que seja a finalidade, construção ou propósito.
Código Civil da Carolina do Sul, século XIX

Para conhecer a essência do Rock’n’Roll, temos de partir desta realidade.
Vindos de África e transportados em condições inacreditáveis, chegaram, à América, mais de dois milhões de escravos, entre 1680 e 1786.
Estes escravos trouxeram consigo a música e a tradição dos seus antepassados e seria este o embrião para o surgimento da música afro-americana, que havia de transformar o mundo musical do século XX.
Os Blues nascem nas canções de trabalho dos escravos, não podendo ser uma música alegre e feliz.
São músicas tristes, melancólicas e sofredoras, mas, simultaneamente, imaginativas, tanto na forma como no conteúdo.
Após a abolição da escravatura, as canções de trabalho perdem significado e os Blues destacam-se.
Retratam episódios concretos da existência humana: a vida, a morte, o ódio, o amor, o medo, a solidão, a angústia, o ciúme... percorrem sons pungentes, soltam gritos da alma, que ecoam e sublinham quotidianos e emoções, que lhes dão força e que lhes dão voz...
Música negra na sua origem, os Blues não são exclusivo de uma raça, sendo comungada por muitos brancos que lutaram e morreram ao lado dos negros, em prol de ideais comuns de liberdade.
Quem não entender os Blues, nunca poderá entender o Jazz nem o Rock!

O espírito do Rock tem estado presente em diversos projectos musicais, desde 1955, que inovaram e que projectaram novos movimentos sociais e culturais.
Little Richard, Elvis Presley, Beatles, Rolling Stones, Doors ou Bruce Springsteen são exemplos de irreverência, de rebeldia, de inovação e de revolução no “status quo” instalado.
Esta é a razão de ser do Rock, mas, desde cedo, a indústria e os “comerciantes” viram, neste “produto”, uma forma de ganhar (muito) dinheiro.
Muitos projectos e grupos foram “inventados” pela indústria, numa perspectiva meramente comercial, subvertendo, por dentro, o real significado de um movimento que nasceu de uma forma ingénua, espontânea e imparável.

Em Portugal, a revolução dos cravos, em 1974, põe fim a um regime de ditadura.
As canções de intervenção – censuradas, até então – passam a dominar as ondas hertzianas.
Os jovens vivem e lutam no seio de uma sociedade em ebulição.
A instabilidade agrava problemas sociais, cada vez mais complexos, greves, inflação, taxas de juro elevadas, falências e desemprego; a juventude mergulha em experiências diversas: o álcool, a droga, a violência e a marginalidade suburbana.
Surgem grupos musicais, fartos da ditadura imposta pelas canções de intervenção, com retratos do seu inconformismo.
25 anos depois de “Rock Around The Clock”, tivemos, em Portugal, o “boom” do rock português.
Finalmente, o rock aparecia cantado na nossa língua e com grandes sucessos.
Rui Veloso, UHF, Taxi, GNR, Ja’fumega e Salada de Frutas mostravam várias imagens de um mesmo filme.
Questões sociais eram abordadas com maior ou menor profundidade, mas no ritmo certo da dança redentora.
A agitação de 80 conduz à depressão de 82 e a uma certa sustentação, anos depois.
Tudo existe porque “existiu” um “boom”.
Contudo, permanecemos com um atraso significativo em relação ao exterior...
Lá fora, em 2003, o meio musical é mais maduro.
Cá e lá, os Rolling Stones enchem estádios e ninguém se preocupa com a sua idade.
Por cá, os GNR ou os UHF são esquecidos para Festivais de Verão ou para concertos de grande dimensão.
Lá e cá, Bruce Springsteen é capa de jornais e revistas.
Por aqui, ninguém se recorda da última vez em que os UHF foram capa no Blitz.
Lá fora, Bob Dylan é falado para Nobel da Literatura.
Por cá, António Manuel Ribeiro é um poeta marginal, numa sociedade sem alma, sem causas, sem rumo.
Uma sociedade que prefere ser acéfala, fugindo da revolução que fervilha em vulcão fumegante.


17 de Setembro de 2003, originalmente publicado no blogue "Canal Maldito".

Link para post original.

20.2.11

Santiago do Cacém na "France Catholique"

Uma das mais importantes revistas francesas no âmbito da cultura e da religião, "France Catholique", dedicou na sua edição de Janeiro de 2011, um extenso artigo ao tema de Santiago Mata-mouros em que é feita pormenorizada referência a Santiago do Cacém e ao alto-relevo de “Santiago combatendo os Mouros” da igreja matriz, incluindo duas fotografias desta peça e, ainda, a reprodução do antigo brasão da cidade de Santiago do Cacém.

Registo com grande satisfação que tenha sido dado o maior destaque a Santiago do Cacém, cidade já reconhecida pelas instituições francesas como uma referência no Caminho de Santiago.

A revista "France Catholique" tem extensíssima difusão e é muito lida e respeitada no âmbito francófono, o que não deixará de trazer reflexos importantes à nossa região. Todo este gigantesco trabalho do meu grande amigo, Prof. José António Falcão, e do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja tem sido coroado com significativas vitórias para a nossa região e para Santiago.





1.11.10

Xupetas & Fraldinhas

Pela primeira vez encontra-se disponível no Youtube um tema dos santiaguenses Xupetas & Fraldinhas. A gravação foi feita com um gravador de cassetes em pleno boom do rock português e permite um mergulhar em muitas recordações do passado.


Link para texto sobre os Xupetas.

10.10.10

A última prova

UHF - Porquê? (2010)

Após a euforia dos anos loucos, com os jipes a tomarem conta de Portugal, numa corrida ao novo “el dorado” em que o dinheiro fácil de Bruxelas foi pródigo, vivemos anos sucessivamente complicados numa sequência que já ultrapassa uma década de cinzentismo. Os sacrifícios vão aumentando – vão aumentar – e a Europa, que nos encheu de dinheiro, nos fez esquecer os bons hábitos da poupança e nos injectou com vícios consumistas, está agora a exigir rigor enquanto os mais ricos se preparam para sugar tudo o que possam. Portugal, em momento dramático, vê o Banco Central Europeu a emprestar, aos bancos, dinheiro a 1% para, depois, esses mesmos bancos, tal agiotas, multiplicarem o rendimento, vendendo-nos a massa a 6%. É assim o inferno europeu, em que, depois de nos pagarem para não produzirmos ou para afundarmos barcos, nos querem deixar sem tanga e escanzelados. A crise chegou à economia, mas, já tinha entrado em áreas sensíveis. As nossas instituições estão descredibilizadas, decadentes, a Justiça é considerada injusta, pantanosa e o povo está farto, cansado, descrente e sem garra para enfrentar o abismo. O naufrágio português está à beirinha e os UHF deram um passo em frente, viajando pela dura realidade do presente, numa abordagem corajosa, destemida, sem papas na língua e adequada a um povo valente e imortal. Foi, aliás, uma gravação premonitória porque os trabalhos de estúdio decorreram ao longo de quase doze meses e a edição surge no exacto momento em que as medidas mais duras foram anunciadas pelo Governo. O efeito de “Porquê?” começa na música e termina em palavras como aquelas que serviram esta introdução.

O novo álbum de estúdio dos UHF quebra um jejum de cinco anos e consegue surpreender pela agressividade, variedade e forma como António Manuel Ribeiro regressa a um estilo de escrita musical de onde tinha semi-hibernado. Faz muito tempo que nenhum artista português se aventurava pela música interventiva, directa, sem refúgios de qualquer espécie. António Manuel Ribeiro deixou de lado alguma contenção e lançou-se numa epopeia em que recupera o dedo em riste, muito próprio dos seus primeiros tempos de compositor, e que lhe granjeou fãs aos rodos e inimigos em quantidade razoável e duradoira.

Ao longo das últimas décadas, o topo do rock português aburguesou-se, começou a comer nos melhores restaurantes, a vestir a melhor roupa, a aparecer nas revistas cor-de-rosa, a dormir em hotéis de 5 estrelas e passou a compor um roque queque para adolescentes bonitos e bem comportados. A situação não é exclusiva de Portugal, recordo-me dos problemas existenciais de Bruce Springsteen após o sucesso de “Born in USA” porque não se sentia confortável a falar da pobreza quando passara a ser rico. Mas, o “Boss” soube seguir o seu rumo. Como homem do rock não se resignou a ser um mero empregado da música. Foi assim que renasceu diversas vezes, uma das quais com o tocante “The Rising”. Em Portugal, temos artistas a lançarem umas bocas em concertos, a gritarem palavras ocas de ordem contra o Governo, seja ele qual for, porque é popular e dá jeito, e a elogiarem a Autarquia que os contratou, por valores obscenos, com o dinheiro dos impostos pagos por todos nós, deixando cair de podre a cultura e o património local.

Com “Porquê?” a revolução está próxima e, se existisse censura, este disco não tinha sido colocado à venda. E, para felicidade de alguns, António Manuel Ribeiro teria sido detido e interrogado. Ao contrário de muitas das recentes edições discográficas, em que o rock mergulhou na depressão nacional, “Porquê?” regressa ao espírito do rock puro e duro. A escrita das canções cruza momentos brilhantes em temas tão fortes como polémicos. Tudo normal. Não deve ser o rock intrinsecamente polémico, agitador, rebelde e provocador?

Poderia entrar numa descrição faixa-a-faixa, contudo, deixarei essa tarefa para quem consiga reduzir “Porque?” a um conjunto de 12 temas. Não o farei porque a essência é o álbum. Mesmo assim, não resisto a escrever a respeito de quase todas as músicas.

A surpresa de “Porquê?” começa logo na primeira faixa. “Nativos” é António Manuel Ribeiro como o imaginara num disco a solo, experimental, em tons independentes e alternativos. É ele próprio que toca percursão africana e uma enigmática percursão ameríndia cordame enquanto declama de forma intensa e furiosa que “se o coração conhece enganos / aceita a vida / sai da batalha”. O mote está dado com esta entrada enérgica e contundente. A canção seguinte descomprime o ambiente e liberta doses pop-rock com um riff de guitarra à UHF. “Viver para te ver” tem todas as condições para ser o novo single e entrar nas playlists das rádios. A letra é própria de tempos primaveris, a melodia é comercial e o refrão orelhudo.

Muitos daqueles que criticam os UHF não gostam que o grupo grave versões. Mais uma vez, deve ser uma idiossincrasia lusitana, pois, aceitamos bem que os artistas estrangeiros recuperem canções mais antigas, porém, quando em Portugal isso sucede os músicos são, geralmente, acusados de oportunismo, de ganância e de crises de criatividade. Conhecendo a realidade do meio musical português, esperava, apenas, uma versão neste CD, todavia, surpreendentemente, os UHF apresentam-nos duas. Tendo em conta o preconceito existente, admito que tive dúvidas sobre a pertinência de tal decisão, contudo, basta escutar o álbum para compreender a coerência da escolha. A versão para “Vejam bem” demonstra que UHF e as canções de José Afonso são uma óptima combinação. Já acontecera no passado e voltou a suceder. Um notório respeito pelo compositor, a forma emotiva como António Manuel Ribeiro a interpreta, uma guitarra límpida que poderia ser de Hank Marvin, enfim, uma obra de arte. Aposto que “Vejam bem” acabará por sair em single, pois, é impensável ter uma pérola destas num álbum e não a expor ao grande público. A outra versão já é sobejamente conhecida. “O vento mudou” colocou, novamente, na ribalta, um sucesso que tem tanto de antigo como de relevante. Eduardo Nascimento ficou emocionado e vimos Nuno Nazareth Fernandes, o compositor, com uma lágrima no canto do olho num espectáculo a que assistimos na FNAC de Almada. Portugal não pode ignorar a sua história musical continuando a valorizar, sobretudo, aquilo que vem lá de fora. A produção nacional dos últimos 60 anos é relevante e de enorme qualidade e urge voltar a descobrir as nossas cantigas. A recuperação de “O vento mudou” ou de “Vejam bem” é um acto cultural importante para um legado que deve ser redescoberto pelas novas gerações.

“Quero entrar em tua casa” é mais um tema rock com um refrão fortíssimo. Gosto particularmente da bateria do Ivan Cristiano e, talvez por outros sucessos passados, recordo o melhor de Zé Carvalho e de Luís Espírito Santo. Dei por mim, esta manhã, sem motivo aparente, a trautear este perigoso refrão.

“Porquê (português)” surge como a faixa 7 e duvido que seja um fruto do acaso essa numeração. São sete as cores do arco-íris, sete os sábios gregos, sete as virtudes humanas que a Filosofia identifica e sete os dias da semana que percorremos, freneticamente, em ciclos de rotação constante. “Porquê / é a pergunta / que o povo faz / com amargura” afirma António Manuel Ribeiro, enquanto discorre diversos porquês numa canção acutilante e de onde sobressai um ritmado lado acústico com recurso ao acordeão, pandeireta e clave. O refrão é poderoso e sintetiza um sentimento que trespassa toda a obra, “Porquê / outra vez / o naufrágio português”.

Depois… bem, depois temos uma sequência final de arrasar. “A última prova”, “Cai o Carmo e a Trindade” e “Acende um isqueiro” são três temas que nos transportam para outros tempos.

“Acende um isqueiro” podia pertencer a qualquer um dos primeiros trabalhos dos UHF e ganha uma dimensão épica quando a comparamos com a versão gravada no Coliseu de Lisboa. “Vim aqui para cantar / e para vos conhecer / receber o que o povo dá / se o artista merecer”. Os UHF transformaram um acústico intimista numa grande canção rock dedicada a todos aqueles que marcam presença nos concertos e onde António Manuel Ribeiro plana na música num ambiente próximo de Jim Morrison. O baixo de Fernando Rodrigues, algures no minuto 3:30, evoca-me recordações de Carlos Peres ou de Fernando Delaere.

“A última prova” é UHF vintage com a presença de um endiabrado HammondB3, pelas mãos do convidado Manuel Paulo, que nos conduz para uma identidade sonora que funde as raízes dos UHF com linhas clássicas de rock impar. Pedagogicamente, esta canção devia sair no formato de single para que os mais novos tenham contacto com a sonoridade UHF em estado puro. As guitarras de António Côrte-Real fazem a junção histórica de vários guitarristas que passaram pela banda e, mentalmente, vejo Renato Gomes, Rui Rodrigues ou Rui Dias. A avaliação do trabalho de uma banda também se faz pela recordação da sua história e António Côrte-Real tem um desempenho notável neste disco. É essencial que se compreenda que este pode ser um excelente álbum dos UHF, quiçá, talvez mesmo o melhor de todos, porém, isso só sucede porque esta formação está a tocar como nenhuma outra o fizera no passado. “Porquê?” é também um marco individual nas carreiras de Ivan Cristiano, Fernando Rodrigues e António Côrte-Real.

“Cai o Carmo e a Trindade” podia pertencer aos álbuns “Persona Non Grata” ou “À Flor da Pele”. A audição é obrigatória para todos os que gostam e para todos aqueles que detestam UHF. “Eles vão ficar à solta / foi tudo uma ilusão / a malha da rede é grossa” ou “Cai o Carmo e a Trindade / gente fina no pantanal / castos sem castidade / nada se passa de anormal / em Portugal” são, apenas, excertos de uma letra arrasadora e onde os UHF tocam, profundamente, na questão da justiça portuguesa e no facto de ninguém confiar na justiça que temos. A escrita terá sido inspirada no mediático processo “Casa Pia”?

Mas “Porquê?”, apesar da intensidade interventiva, transmite uma ideia de construção positiva do futuro. “Segue em frente / não olhes para trás”, “Não te vás abaixo / se o medo rondar”, “Portugal – somos nós / mil histórias de coragem” são somente alguns dos versos que entoam em “Portugal (somos sós)” a canção escolhida para encerrar este arrojado trabalho. Ainda antes do final do CD, surge um segmento da composição que inicia o álbum. A vida é feita de ciclos e os extremos acabam por se ir tocando mais do que se imagina. Este é, assim, um disco onde o “repeat” faz mais sentido do que numa obra normal. Os UHF deixam-nos essa mensagem de um final, que é, afinal, um novo começo. Não tem sido a carreira dos UHF um retrato fiel disso mesmo?

Comparar a qualidade entre discos espaçados por 20 ou 30 anos não é simples nem sequer aconselhável. A realidade do presente é muito diferente daquela que António Manuel Ribeiro viveu em 1980, 1987 ou 1993 e a tendência que temos é a de valorizar mais o passado e minimizar o presente. “Porquê?” pode não ser o melhor disco dos UHF, porém, andará lá perto. No mínimo, é o álbum com melhor produção da sua carreira, onde João Martins acrescenta valor, é o trabalho mais interventivo e aquele em que o balanço entre canções pop e rock melhor se faz, sem comprometer a qualidade e a coerência da obra. Este disco não é, apenas, um novo álbum dos UHF. É uma pedrada no charco do conformismo, da mediocridade, da falta de rumo que se sente em certos sectores da nossa sociedade. É um grito de revolta numa sociedade bastante diferente da existente em finais dos anos 70. Estará Portugal preparado para dar respostas a “Porquê?”?
Uma coisa é certa, os UHF, aqueles UHF que atingiram o estatuto de lendas do rock português, estão de regresso.

7.10.10

Carlos Bastos - Hey Jude

Participação de Carlos Bastos nos 25 anos da Febre de Sábado de manhã na Sala Tejo do Pavilhão Atlântico em 28 de Janeiro de 2006. Momento único de televisão com a célebre versão fado da canção "Hey Jude" dos Beatles.

3.10.10

Um mergulho nos UHF de 1992

Como terá sido o concerto dos UHF no Coliseu de Lisboa em 1992? Como resposta a esta pergunta, descobri uma peça arqueológica referente a esse espectáculo que decorreu a 7 de Fevereiro desse ano, que editei, para disponibilizar no blogue Canal Maldito, nas vésperas dos Coliseus que os UHF fizeram em 2006. Como curiosidade, deixo no final deste post alguns excertos dessas duas horas de programa de rádio - feito em directo.

Hoje em dia é normal bandas rock incluírem os Coliseus nas suas digressões, todavia, em 1992 tal não era frequente. Recordo-me bem desse concerto no Coliseu de Lisboa há catorze anos, quando os UHF convidaram Jorge Palma, Lena d'Água e Zé Pedro para participarem em cada um dos três actos que o espectáculo encerrava. Se bem me lembro o espectáculo estaria dividido em três andamentos: "a farsa", "o amor" e "o fogo".
Esse concerto correu muito bem, tendo constituído um ponto muito alto na carreira dos UHF.

Recordo também a véspera do concerto de Lisboa em que partilhei uma mesa de quatro lugares num restaurante próximo do Coliseu com António Manuel Ribeiro, Zé Pedro e Jorge Palma. Estavam, todos eles, entusiasmados com o evento e os dois convidados especiais preparavam-se para o ensaio que iria entrar pela madrugada. Como as coisas estavam atrasadas, ainda deu para uma passagem pela casa de Jorge Palma, onde, de volta de uma Ballantines 12 anos, foi possível ver um episódio dos Simpsons.

Antes de ter saído do Coliseu com o Jorge Palma, recolhi diversos apontamentos para o meu programa de rádio "Rock de cá". Por exemplo, o depoimento de Zé Pedro - muito interessante, esboçando um sorriso à pergunta se não estaria nos planos da sua banda a passagem pelo Coliseu dos Recreios. Que não, disse ele, pois uma sala como o Coliseu não seria propícia a concertos rock. Considerava que os UHF podiam apostar no Coliseu porque tinham muito mais canções calmas do que os Xutos. Actualmente, e depois de várias actuações dos Xutos neste recinto, a opinião de Zé Pedro pode parecer estranha, porém, quem se recorde do Portugal de 1992 sabe que, nesses tempos, não era habitual utilizar o Coliseu para concertos rock!

Foi também a curiosidade de ver um grupo de rock português no Coliseu de Lisboa que cativou a presença de muita gente. Ainda mais porque, na época, os UHF já eram considerados veteranos!

A verdade é que o concerto dos UHF não foi acústico, nem repleto de baladas, mas sim rock'n'roll à flor da pele e essa noite ficou na memória do rock português por mais outro motivo, directamente relacionado com a impreparação de concertos rock no Coliseu e com a força do próprio evento. Por certo, foi estabelecido um novo record de cadeiras partidas na mítica sala da Rua das Portas de Santo Antão! Não que o concerto tenha sido violento, pelo contrário, contudo, perante tanta gente aos saltos em cima de tão frágeis cadeiras, outro desfecho não seria previsível. Talvez quem tenha optado por não tirar as cadeiras da plateia tenha também conversado com Zé Pedro na véspera do concerto e deduzido que os UHF iriam fazer um concerto essencialmente acústico. Foram mais de cem as cadeiras aniquiladas pelo saudável rock dos UHF.

Naquela noite, quase tudo correu bem aos UHF. O clima da sala esteve ao rubro e as canções foram entoadas do início ao fim por uma audiência participativa e rendida. O som poderia ter estado melhor, porém a performance de músicos e convidados foi quase perfeita.

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16.9.10

Noites Ritual - A emissão



A 19ª edição do festival “Noites Ritual” decorreu nos dias 27 e 28 de Agosto de 2010, nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto. As duas noites deste acontecimento ficaram marcadas por duas enormes enchentes, tendo sido estabelecido novo record de assistência, o que demonstra que sucesso e qualidade são compatíveis quando nos referimos a música portuguesa. E mesmo quando os projectos participantes não são (ainda) monstros consagrados da nossa indústria.

Ao contrário do passado recente, este ano levei gravador e o Bruno pregou-me a partida de me desafiar a transformar umas entrevistas ligeiras e tranquilas num especial de duas horas. Foi com essa encomenda de “emissão especial realizada a partir do Porto” que parti em direcção ao Norte. Já em pleno backstage foi a minha vez de lançar a Pedro Brinca - antigo director da revista “Ritual” e apresentador oficial do festival - o desafio de me acompanhar nessa aventura e me ajudar na apresentação do programa.

Uma emissão com tantos participantes não poderia conter entrevistas muito prolongadas pelo que foi necessário apelar ao nosso esforço de contenção e síntese. Em alguns casos resultou e noutros nem tanto. Na verdade, ficaram muitos sons de fora da edição final e creio que o Atlântico irá aproveitar algumas dessas conversas, mais prolongadas, para especiais no decurso da época 2010/11.

Uma palavra final para a excelente organização e um abraço especial para o Carlos Vieira.

Para o ano, espero estar, de novo, no Porto para uma fantástica edição 20 das “Noites Ritual”. Existe o regresso de um grande grupo na forja para celebrar esse número mágico das 20 edições – para saber qual basta fazer download e escutar estas duas horas de emissão. :)

Para quem não escutou o programa em directo deixo os links para os ficheiros mp3 da primeira e segunda horas de emissão.


Clicar para escutar a 1ª hora de emissão.

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Em alternativa pode fazer o download dos ficheiros para o seu computador. Para tal deve posicionar o cursor do rato no link desejado e clicar com o botão direito escolhendo a opção "save target as..."ou "save link as..." dependendo do browser utilizado.

10.9.10

Especial Noites Ritual 2010

A Miróbriga num dos mais emblemáticos festivais de música!



Clicar para escutar.

Noites Ritual - quase 20 anos depois.



Tive o grato prazer de conduzir com Pedro Brinca, na cidade do Porto, uma emissão do Atlântico com grandes protagonistas:


















Rita Redshoes, Tornados, Diabo na Cruz, Oquestrada, Legendary Tigerman , Slimmy, Carlos Vieira e Sean Riley & The Slowriders.

Noites Ritual, o festival que apareceu poucos meses depois da primeira emissão da navegação e que tem descoberto grandes nomes e bandas... e que as pode voltar a reunir!

Atlântico - Sábado às 7 da tarde na Miróbriga - 102.7 Fm no sul do país ou em mirobriga.pt no mundo inteiro.

Um conceito de Rádio.

Atlântico também no facebook

24.7.10

Atlântico na América - A emissão

Existem programas que ultrapassam o inicialmente previsto e que parecem ganhar vida e vontade próprias. Foi exactamente isso que sucedeu na emissão de hoje do Atlântico, a qual, tendo como mote o livro de Luís Mira, foi totalmente dedicada à América.

Para todos aqueles que não conseguiram escutar o programa em directo deixo os links para os ficheiros mp3 da primeira e segunda horas de emissão.


Clicar para escutar a 1ª hora de emissão.

Clicar para escutar a 2ª hora de emissão.

Em alternativa pode fazer o download dos ficheiros para o seu computador. Para tal deve posicionar o cursor do rato no link desejado e clicar com o botão direito escolhendo a opção "save target as..."ou "save link as..." dependendo do browser utilizado.

23.7.10

Atlântico na América

"Finalmente" talvez seja a palavra certa para definir o post que aqui deixo. Depois de muitas gravações e peripécias de diversa ordem irá para o ar, amanhã, sábado, um Atlântico bastante especial. Serão duas horas dedicadas à América numa emissão centrada no livro de Luís Mira, "Crónicas da América".

Pelo Atântico irão passar vários convidados, entre os quais, Luís Pinheiro de Almeida, Teresa Leandro, José Marques, Abel Rosa, Luís Mira, António Manuel Ribeiro e Teresa Lage.

Entre as 19h00 e as 21h00 numa emissão que pode ser seguida pela internet através do site da Miróbriga.

Foi com enorme prazer que fiz este programa em conjunto com o Bruno.

Mais informações: Atlântico









9.7.10

Rock português em selos

Alguns dos mais importantes discos do rock português foram escolhidos para uma edição especial de selos dos CTT.

As estampas reproduzem as capas de "A Lenda de El-Rei D. Sebastião" (Quarteto 1111), "Ar de Rock" (Rui Veloso), "Psicopátria" (GNR), "À Flor da Pele" (UHF), "88" (Xutos & Pontapés), "Heróis do Mar" (Heróis do Mar) e "Wolfheart" (Moonspell).

Estes selos, de 1 € cada, estarão disponíveis a partir de dia 19 de Julho e podem ser utilizados como qualquer selo normal para envio de correspondência.

27.6.10

Michael Jackson no VH1

No VH1, este fim-de-semana é dedicado ao Rei da Pop. Faz sentido a homenagem, depois de Michael Jackson ter sido o primeiro artista negro a passar na MTV com "Billie Jean".

25.6.10

Um ano sem Michael Jackson

Durante aquelas semanas em que estive em Israel levantei-me quase sempre à mesma hora. Passavam uns minutos das 7h30 e enquanto me despachava liguei o meu portátil. Cliquei no site da TSF e preparava-me para tomar o pequeno-almoço. Quando abriu o noticiário das seis da manhã, em Portugal, a notícia foi um choque. Michael Jackson tinha morrido.
Ao sair de casa, o amigo que me veio buscar tinha o rádio do seu carro sintonizado, naturalmente, numa estação israelita e apesar de nada entender da língua, pouco depois, eram canções de Jackson que eram transmitidas.
Dias depois, os canais de televisão locais, emitiram as cerimónias fúnebres, tal como deve ter sucedido em Portugal e um pouco por todo o lado.
O fenómeno do rei da pop, tinha e tem, uma dimensão planetária.
Recordo-me de ter estado nos anos 90 numa workshop com Jennifer Batten, guitarrista de Michael Jackson, a qual, no meio de algumas dezenas de pessoas não se esquivou a desmistificar muito daquilo que todos recebíamos como sendo verdadeiro. A história das lendas da música sempre se fez com muito exagero da realidade e Jackson era um perito nessa arte, tanto para o bem como, mais tarde, para o mal.
Nunca fui um fã de Michael Jackson, mas, sempre segui a sua carreira com interesse e curiosidade. E, admito, com alguma dose de admiração pelo artista único que ele foi. Também sinto interesse em conhecer alguma da obra que está gravada e que irá ser editada ao longo dos próximos anos ou décadas. Só espero que não se chegue ao ponto de se editar tudo, mesmo aquelas coisas que Michael Jackson só não jogou para o lixo porque não sabia que iria morrer nesse dia 25 de Junho de 2009.

Como recordação fugi dos grandes êxitos dos anos 80 e optei por "Earth Song". Uma grande canção e um soberbo vídeo.

21.6.10

Seth Lakeman - Hearts & Minds

"Hearts & Minds" - o novo álbum de Seth Lakeman - está quase a ser editado e esta sonoridade folk agrada-me bastante!

20.6.10

Steve Miller Band - Abracadabra

Num momento em que o novo álbum já foi editado aqui fica uma recordação numa versão ao vivo. Destaque para o diálogo entre Steve Miller e Carlos Reyes.

17.6.10

I Am Kloot - Northern Skies

I Am Kloot em "Northern Skies" com participação de Christopher Eccleston. Este tema pertence ao novo álbum, "Sky At Night", que vai ser editado a 5 de Julho.

16.6.10

2 semanas de conversa


A participação no Atlântico de Bruno Gonçalves Pereira tem sido uma constante ao longo destes anos. Apesar de gostar de realizar os meus próprios programas, na verdade, guardo excelentes recordações das colaborações com o Bruno. Por vezes, a participação surge por convite, noutros casos porque proponho alguma ideia e, noutras ocasiões, a situação surge no próprio momento. Foi esta última hipótese que esteve na origem das gravações que conduziram às recentes emissões do Atlântico em 5 e 12 de Junho. A causa desse encontro esteve ligada à preparação de um especial do programa – em breve, o Bruno divulgará mais detalhes – e não me poderia esquivar ao desafio, sempre directo e frontal, de conversarmos sobre uns temas da actualidade. No fundo, a actualidade esteve a pairar na conversa, mas, sem as preocupações próprias e formais, às quais, e bem, os comentadores nos habituam. Mais do que um comentário, o que aconteceu foi uma conversa que agora disponibilizamos numa versão compacta.

Clicar para escutar o compacto da conversa.

Em alternativa pode fazer o download do ficheiro para o seu computador. Para tal deve posicionar o cursor do rato no link desejado e clicar com o botão direito escolhendo a opção "save target as..."ou "save link as..." dependendo do browser utilizado.

15.6.10

Steve Miller regressou a estúdio 17 anos depois

The Steve Miller Band têm álbum novo a partir de hoje.

17 anos depois de "Wide River", "Bingo!" é constituído por 10 clássicos de blues e R&B sendo facilmente reconhecíveis as mãos e os dedos de Steve Miller. Além da edição normal existe ainda uma edição especial que inclui mais quatro temas. Este trabalho vai ser acompanhado por uma digressão que apesar de passar pela Europa não irá incluir Portugal.

stevemillerband.com



Taxi - Portugal

Uma "Chiclete" é bem melhor e faz menos barulho do que as vuvuzelas. O nosso mundial não começou muito bem, mas, vamos acreditar! Este "Portugal" é uma nova versão do clássico de 1981, "Chiclete", pelos próprios Taxi.

14.6.10

Tired Pony - Dead American Writers

"Tired Pony" é um grupo constituido por Gary Lightbody, Richard Colburn, Iain Archer, Jacknife Lee, Peter Buck, Scott McCaughey e Troy Stewart. Apaixonados pela country-music estiveram em Portland (Oregon) a gravar o álbum que vai sair em 12 de Julho. Fica aqui uma amostra audio do tema "Dead American Writers".

19.4.10

Crónicas da América

O livro "Crónicas da América", de Luís Mira, foi apresentado no sábado passado na Livraria Buchholz, em Lisboa. Esta obra junta as diversas crónicas que foram sendo divulgadas no blogue "Ié-Ié".

Este trabalho remete-nos para as memórias da música e do cinema numa nova visita pelos espaços onde tudo aconteceu. Em breve mais novidades sobre este livro.

2.2.10

João Aguardela faria hoje 41 anos

Foto da autoria de Rita Carmo, Fevereiro 2006
João Aguardela faria hoje 41 anos. Como pequena homenagem decidi recuperar o meu post de 19 de Fevereiro de 2009.


Dias intensos com noites de glória

1992 foi o ano dos Sitiados.

O panorama da música moderna em Portugal estava em grande, com a construção do catálogo nacional da BMG que viria a gravar diversos grupos e que contribuiu, decisivamente, para um dos fenómenos da nossa indústria nos anos 90.

Conheci alguns dos elementos dos Sitiados no decurso da Conferência de Imprensa que a R&B promoveu a propósito dos concertos dos UHF nos Coliseus de Lisboa e Porto, em Fevereiro de 1992. Com o disco a sair poucos dias depois dos Coliseus, a BMG não perdeu a oportunidade que a visibilidade deste evento possibilitaria.

A conversa que mantive nessa tarde com João Aguardela e com Sandra Baptista foi curta, mas ficaram estabelecidos os laços suficientes para que, ao longo desse ano, convivesse com eles noutros momentos. Recordo-me de uma entrevista em directo no “Rock de cá”, nos estúdios da Miróbriga, no dia em que Sitiados arrasaram no recinto da Feira, em Santiago do Cacém; recordo-me de termos estado na Sociedade Harmonia a jogar bilhar e, mais tarde, de termos terminado a noite nos “Dias Atlânticos”, até horas que roçaram o amanhecer. Recordo-me de ir ter com eles a uma vivenda na zona do Restelo, numa fase posterior em que já estavam a ensaiar os temas do segundo álbum; recordo-me do jantar que se seguiu e dos projectos estruturados que existiam. E lembro-me da enorme consciência que João Aguardela sempre teve do “presente”, nunca entrando em deslumbramentos que o sucesso tantas vezes provoca.

Ainda antes de estar confirmado o concerto em Santiago do Cacém, em Maio de 1992, dediquei uma das emissões do “Rock de cá” aos Sitiados. Encontrei-me com João Aguardela na tarde do espectáculo que eles deram na Semana Académica de Lisboa. O encontro foi, novamente, bastante afável e, mesmo no meio do barulho próprio de um PA que debitava uns bons decibéis, tivemos uma conversa que procurou sintetizar toda a carreira dos Sitiados. Desde o seu início, passando pelo registo “A noite” e culminando nos 3 meses de edição do álbum. “Vida de marinheiro” era um sucesso crescente, mas ainda não era o êxito que, pouco depois, levaria os Sitiados a todas as terras de Portugal.
Enquanto registo histórico e como pequena e modesta homenagem a João Aguardela, disponibilizo a conversa que tivemos nessa tarde.

À noite, o concerto foi fantástico e com uma energia contagiante. João Aguardela sempre foi um caso único em palco. O tempo passou, o “Rock de cá” deu lugar a um programa de debates políticos, a seguir fui manager dos k2o3 e, mesmo por dentro do meio musical, acabei por distanciar-me de algumas amizades. Os anos 90 chegaram ao fim e os Sitiados também. Tenho saudades desses anos, dessa época e das pequenas histórias que tive o privilégio de viver na companhia de João Aguardela.

Clicar para escutar conversa com João Aguardela.

Em alternativa pode fazer o download do ficheiro para o seu computador. Para tal deve posicionar o cursor do rato no link desejado e clicar com o botão direito escolhendo a opção "save target as..."ou "save link as..." dependendo do browser utilizado.

25.1.10

Atlântico e White

ESPECIAL COM PEDRO DE FREITAS BRANCO

Pedro de Freitas Branco é um músico que tem passado ao lado de uma carreira diferente. As suas composições vão beber na essência da melhor música dos anos 60 e é conhecido pelo projecto “Pedro e os Apóstolos”.

“Mesmo Para Quem Não É Crente” (1996), “Momentos” (1998) e “Formigas em Férias” (2002) foram os álbuns editados com o carimbo da Vidisco. Muito por fruto de preconceitos em relação à editora que esteve por detrás destes lançamentos, o grupo nunca chegou a atingir o patamar que merecia.

Pedro de Freitas Branco tem mantido uma actividade intensa a outros níveis. Além de autor e guionista de televisão, é conhecido pela parceria que manteve com António Pinho na escrita da série juvenil “Os Super 4”, interrompida em 2005 com a sua ida para o Brasil. Dessa parceria nasceram 17 volumes, somando-se, ainda, os trabalhos “A vida em stéreo” e o romance policial “Segredo dos Beatles”.

Com uma herança genética como a dele, não podia deixar a música para trás. No Brasil, formou um novo projecto – “White”. Ainda sem edição em Portugal, o álbum de estreia “Rocking Land” esteve neste sábado em grande destaque no Atlântico.

Para todos aqueles que queiram conhecer esta nova fase na carreira de Pedro de Freitas Branco preparámos um compacto desta edição do Atlântico com toda a entrevista e algumas das novas composições.

Não posso terminar esta breve introdução sem agradecer a disponibilidade do Pedro, o qual, mesmo no meio de uma carregada agenda, numa curta passagem pelo nosso País, fez questão de marcar encontro comigo e com Bruno Gonçalves Pereira.

Recomendo uma audição atenta deste novo álbum e faço votos para que “White” deixe de ser um segredo tão bem guardado aqui por estas terras lusitanas.

Clicar para escutar o especial do Atlântico com Pedro de Freitas Branco.

Em alternativa pode fazer o download do programa para o seu computador. Para tal deve posicionar o cursor do rato no link desejado e clicar com o botão direito escolhendo a opção "save target as..."ou "save link as..." dependendo do browser utilizado.

8.1.10

Andar para trás

A minha disponibilidade tem sido bastante limitada e a consequência mais evidente é a menor actividade deste blogue. Ter um blogue é quase o mesmo do que fazer rádio e nunca se consegue estar muito tempo ausente. O retomar de publicação está ligado a um email que recebi e sobre o qual não poderia ficar indiferente. Desde novo que a História e o património do concelho onde nasci e cresci me cativam e creio que só quem passou horas a fio no estudo apaixonado destas matérias ou com “as mãos na massa”, em actividades no terreno, conseguirá compreender, na sua plenitude, o que sinto a este respeito.

Não subsistem dúvidas que existem pessoas cuja visão perdura além do tempo e cujo trabalho só mais tarde é devidamente valorizado. O nosso mundo e o nosso país em particular são pródigos em exemplos desse reconhecimento post mortem. Infelizmente, assim era no passado e assim é numa época em que a internet esmagou muitos dos hábitos anteriores ao ponto de já não imaginarmos como seria possível vivermos sem ela. Quando qualquer um de nós organiza umas férias ou uma viagem de fim-de-semana é usual o recurso à internet para encontrar os melhores restaurantes, os melhores hotéis, as melhores sugestões culturais ou para conhecer melhor a História e a região para onde se vai.

É com certa regularidade que visito o site Alvalade.info que sempre se revelou um espaço de excelência na divulgação da História de uma localidade que tem motivos para se orgulhar do seu passado. Desde 2002 que Luís Pedro Ramos divulga o que de melhor existiu e existe na sua terra e são espaços destes que fazem falta um pouco por todo o lado. Sem sair do concelho de Santiago do Cacém, atrevo-me a dizer que mais nenhum site criado e gerido por um particular tem tanta qualidade e relevância. Gostaria a sede do concelho de ter algo semelhante que servisse de ponte entre o admirável passado e as oportunidades turísticas e culturais do presente. Essas funções têm sido, sabiamente, garantidas neste Alvalade.info, com uma qualidade muito acima da média e muitos furos à frente do que seria expectável tendo em consideração os meios e recursos existentes. Apenas a carolice, a dedicação, o trabalho de quem ama as suas raízes, as suas tradições e a sua História permitiram manter o projecto vivo e dinâmico ao longo de todos estes anos. A decisão, publicamente assumida pelo autor, de fechar as portas do Alvalade.info devia ser motivo de reflexão para muita gente. A região fica mais pobre e diminui a visibilidade de uma terra importante que este ano comemora 500 anos do Foral Manuelino.

Todos aqueles que vivem no século XXI e consideram que o progresso e a modernidade só podem beneficiar com a História e com a cultura de um povo sentem-se hoje mais tristes. Se ainda for possível espero que Luís Pedro Ramos não retire Alvalade.info do ar. O site é importante para Alvalade, para o concelho de Santiago do Cacém e para toda a região do Alentejo Litoral. Mesmo sem actualizações, continuaria a ser o mais eficaz e potente meio de divulgação da cultura, das gentes e da História de Alvalade.