13.11.06

Banco de Ensaio nº 04
Badly Drawn Boy - Born in the U.K.

Badly Drawn Boy - Born in the U.K.Com “Born in the U.K.”, do very british Damon Gough, artista também conhecido por Badly Drawn Boy, atingimos a quarta emissão do “Banco de Ensaio” e julgo ter começado a conseguir estabilizar tudo o que envolve a preparação, realização e execução deste quebra-cabeças em que me deixei envolver.

Curiosamente, somente dois destes quatros CD's (Enigma e Badly Drawn Boy) têm distribuição em Portugal, encontrando-se disponíveis nas lojas habituais. Para alguns destes discos, tenho recorrido aos serviços da Amazon – que recomendo – por uma questão de qualidade, comodidade e de rapidez na entrega das encomendas de discos não disponíveis nas nossas lojas de referência. Porém, sempre que os trabalhos estejam editados ou distribuídos em Portugal, parece-me importante adquiri-los por cá. Além das vendas contarem para o Top da AFP, estamos também a contribuir para os números da nossa indústria musical e para a nossa economia. Mesmo assim, a minha prioridade centra-se em divulgar artistas pouco conhecidos no nosso País porque essa difusão também é importante para incentivar o interesse geral pela nova produção musical, sobretudo num momento em que não existe muita apetência para conhecer e promover novidades nas rádios nacionais lideres de audiência.

A disponibilização, via blogue, deste espaço radiofónico emitido no Atlântico da Antena Miróbriga é realizada a 96 kbps e tem em consideração a divulgação adicional que a Internet permite. E, acreditem, não se comparara o prazer de ter um CD original na mão e no leitor com as cópias piratas de diversa ordem, mesmo que a qualidade seja de 320 kbps…

Regressando ao “Banco de Ensaio”. Por coincidência, as nacionalidades destes quatro primeiros projectos são diversas. Começámos pelos Estados Unidos (Decemberists), seguimos para a Roménia (Enigma), estivemos no Canadá (Chantal Kreviazuk) e chegámos, agora, à terra fundadora de uma nova realidade pop-rock que teve os Beatles como baluarte. John Lennon, por exemplo, é uma das influências visíveis na canção “Nothing's Gonna Change Your Mind”, além da referência mor neste trabalho chamada Bruce Springsteen.

Damon Gough já possui uma carreira e uma projecção interessantes. Contudo, este “Born in the U.K.” encerra um objectivo superior. O de subir mais um degrau na escada do sucesso. Resta esperar para ver.


Banco de ensaio nº 04 transmitido no programa Atlântico da Antena Miróbriga em 11/11/2006

Site: www.badlydrawnboy.co.uk
“Born in the U.K.” encontra-se à venda nos sítios habituais ou através da Internet.

Sem comentários: