20.11.06

Banco de Ensaio nº 05
Frida Hyvönen - Until Death Comes

Frida Hyvönen - Until Death ComesO quinto capítulo do “Banco de Ensaio” foi para o ar na emissão de sábado passado do Atlântico na Antena Miróbriga e tenho de agradecer ao Bruno Gonçalves Pereira a divulgação exemplar – curta e directa – que realiza ao blogue bancodeensaio. Tanto essa informação como a primeira newsletter que enviámos na semana passada implicaram um aumento significativo do número de visitantes. Aproveito para agradecer ao Jorge Guimarães Silva, do excelente blogue “A Rádio em Portugal”, o pequeno texto que dedica a este espaço.

Começo, também, a receber os primeiros feedbacks pessoais ao espaço. Agradeço o eco porque a coisa é mesmo para ser interactiva e aproveito para esclarecer uma questão que me tem causado saudáveis dores de cabeça. Quando opto por um determinado disco, faço-o pela obra integral que escutei e analisei. Porém, na hora de mostrar o álbum tenho de optar por uma música que seja uma amostra do mesmo. A dor de cabeça é ter de decidir o tema a divulgar porque, geralmente, a escolha pessoal difere da escolha reflectida a pensar no auditório. E, como não estou a fazer rádio para ser somente escutada por mim, tenho de ser coerente e optar por uma faixa o mais mainstream possível. Existem situações em que consigo “não mostrar o óbvio”, ou seja, em que consigo seleccionar uma canção igualmente forte e que não coincida com o single promocional. Todavia, noutros casos, gostaria de ter a possibilidade de “destapar” o disco integralmente – e não apenas uma amostra redutora – para que o ouvinte conheça convenientemente o trabalho. Mesmo assim, quero acreditar que a música escutada possa suscitar o interesse do ouvinte pela audição da obra integral.

A regra de mostrar uma música por álbum foi quebrada nesta emissão. Desta feita, viajámos até à Suécia para conhecer o álbum de estreia de Frida Hyvönen. “Until Death Comes”, editado localmente em 2005, foi fruto do interesse que suscitou, lançado internacionalmente em Outubro de 2006. Optar unicamente pela canção mais comercial não me pareceu ser a melhor solução e, dada a compreensão manifestada pelo Atlântico, foi, desta vez possível mostrar não uma, mas, duas canções. Se bem que gostaria de ter conseguido juntar “N.Y.” às duas músicas emitidas! Espero que gostem!


Banco de ensaio nº 05 transmitido no programa Atlântico da Antena Miróbriga em 18/11/2006

Site oficial: www.fridahyvonen.com

Sem comentários: