27.9.08

Sequeira Nunes sai do Conselho Geral

O Conselho Geral e o seu papel na vida activa do Belenenses foi um dos aspectos que esteve em destaque ao longo da rica e produtiva Assembleia Geral de ontem. Logo no início surgiu uma proposta no sentido de colocar à votação a suspensão imediata deste Órgão e a convocatória de uma AGE que votasse a extinção do mesmo. Numa leitura legal bastante discutivel a mesa da AG considerou que seriam necessárias 250 assinaturas para que o requerimento fosse aceite, como se o mesmo se tratasse de uma simples convocatória para AGE.

Isto leva-me a questionar da relevância da mesa da AG ser juridicamente assessorada ao longo das reuniões magnas. Com o advogado do Clube na sala, parece-me que seriam evitadas situações anómalas se aspectos legais fossem analisados por profissionais do Direito. Ainda hoje mostrei o referido requerimento a um jurista que considerou que o mesmo não se tratava de uma convocatória mas de uma proposta a ser colocada a votação. Da mesma forma me indicou que qualquer suspensão estatutária é, para todos os efeitos, uma alteração aos estatutos, abrangida pela questão levantada no meu post anterior.

Sublinho que considero esta AG muito importante. Além de intervenções de nomes conceituados do passado - como Mário Rosa Freire -, outros nomes de uma nova geração fizeram-se escutar, mostrando que o Clube se encontra vivo e com futuro.

Após algumas intervenções críticas a propósito do Conselho Geral do Clube de Futebol "Os Belenenses", Sequeira Nunes, antigo presidente do Clube e actual presidente do Conselho Geral, informou os associados que passaria a ser um simples associado. Assume-se, assim, que Sequeira Nunes deixou de pertencer a este Órgão do Belenenses.

A apresentação pública deste vídeo amador explica-se pelo interesse que o mesmo possa constituir para associados e adeptos do Belenenses; justifica-se, ainda, pelo facto da comunicação social ter sido autorizada a cobrir esta Assembleia Geral.

Sem comentários: